A Geração Canguru, jovens entre 25 a 34 anos que ainda moram com os pais, não para de crescer no Brasil. O termo vem da comparação dos cangurus, que só saem da bolsa das mães quando se sentem seguros. Segundo dados do IBGE, o prolongamento ou o retorno da convivência familiar entre pais e filhos adultos apresentou aumento de 25,3% em 2015. Neste mesmo ano, o nível de ocupação (71,7%) de jovens que ainda vivem com os pais foi semelhante aos dos demais que não viviam (75,1%), sugerindo que a permanência na casa dos pais não esteja diretamente associada a falta de trabalho.
É com este insight que a FCB Brasil assina para o ZAP, portal de imóveis, o projeto “Hint Books”: uma série de livros com dicas para os pais presentearem seus filhos, dando indiretas para que eles busquem seu próprio apartamento.
Baseado em três perfis de jovens que ainda não saíram de casa, como aqueles que esperam se casar; os que emendam os estudos e, por isso, não possuem renda e os jovens que não saem de casa porque não sabem se virar sozinhos, foram lançados os livros “Ninguém mexeu no meu queijo – As vantagens de morar sozinho em poucos passos: até o lado de fora da casa dos pais”, “A Culpa é dos Estudos – Livros são a porta para o conhecimento. E a de saída da casa dos pais.” e “O Segredo do Lençol de Elástico – Por que a cama se arruma sozinha? Por que a louça some? Por que você ainda mora com seus pais? Desvende esses e outros mistérios”.
O conteúdo dos livros traz, com bom humor, dicas práticas de como cuidar da casa, receitas simples para emergências, ensina como pagar as contas, entre outros assuntos do universo de morar sozinho e ser independente. No site www.zaphintbooks.com.br é possível escolher um dos títulos e optar por receber gratuitamente o exemplar pelo correio ou baixar a versão eBook. Todos os livros são de autoria da escritora Mariana Carvalho, e trazem dicas ilustradas.
As obras parodiadas no vídeo de divulgação da campanha são do arquivo de domínio púbico do Metropolitan Museum of Art.
“Este projeto sintetiza a propaganda que a FCB Brasil acredita, a que produz conteúdo provocativo, criativo mas sempre relevante e pertinente ao negócio do cliente”, completa Joanna Monteiro, Chief Creative Officer da FCB.