Com a chegada do verão, as pessoas estão em buscas de experiências para desfrutar do sol e do calor. Janeiro e fevereiro têm a navegação mais alta do ano nos finais de semana nas estradas rumo às praias do país, com 185% mais navegações em janeiro e 180% mais navegações em fevereiro em comparação ao restante do ano.
As viagens de verão provocam mudanças no momento de consumo dos viajantes, pois os instantes pré viagem geralmente são destinados a ir ao supermercado, farmácia, postos de gasolina, e outros, a fim de deixar tudo pronto antes de colocar o pé na estrada.
Para os negócios este momento de pré consumo é um momento estratégico de entregar ao consumidor o que ele precisa com agilidade e precisão, e o Waze é a plataforma mais próxima e a que mais interage com o motorista neste momento.
Dados do aplicativo apontam que 20% de todas as navegações do app são diretamente relacionadas ao consumo, e isso aumenta nos dias de preparo para viagens. Postos de gasolina, por exemplo, observam um aumento de 36% nas navegações cerca de dois dias antes, na véspera e nos dias da viagem; supermercados um aumento de 40% na véspera e nos dias da viagem; e fast foods um aumento de 34% nos dias da viagem, todos em comparação ao restante do ano.
Hoje em dia, a drogaria não é só o lugar onde as pessoas compram remédios, mas também produtos para o corpo, o cabelo, maquiagem e aqueles itens de emergência como e produtos para bebês. Fazer compras em farmácias é parte da rotina dos Wazers brasileiros.
Seguindo esse caminho, o Grupo DPSP criou uma campanha para promover suas marcas Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo no Waze no último ano. A campanha gerou 15 mil navegações a 747 locais da Drogaria São Paulo, com 3 milhões de impressões e 18.600 cliques. No mesmo período, a campanha também mostrou números impressionantes para as Drogarias Pacheco: 3.300 navegações para 585 lojas.
“As pessoas buscam cada vez mais por comodidade e conveniência. A capilaridade do Waze ajuda o consumidor a identificar as lojas mais próximas para suas demandas cotidianas e até em momentos de urgência”, diz Thaís Lima, gerente executiva de marketing do Grupo DPSP.
E se as farmácias já fazem parte da rotina do motorista brasileiro, neste período de verão ainda mais, com um aumento de 29% de navegações a farmácias na véspera e nos dias de viagem em relação ao restante do ano.
E com tudo pronto e com o pé na estrada, o maior destino dos motoristas nesta estação são as praias de todo o Brasil. O Waze destaca as praias com maior aumento de navegação em todo o Brasil, considerando o maior aumento em relação ao último ano por estado em todo o litoral do país.
Confira a imagem ilustrativa: