A Vigor Alimentos completa 100 anos no mercado brasileiro e investe investe R$ 20 milhões no reposicionamento de sua marca institucional. A mudança está baseada em quatro pilares: novo posicionamento, nova logomarca, novas embalagens e nova comunicação. O objetivo é consolidar a marca como uma das maiores empresas de lácteos do mercado brasileiro.
De acordo com Gilberto Xandó, presidente da Vigor Alimentos, o reposicionamento da marca representa um momento histórico. “Temos muito orgulho pelos 100 anos da nossa trajetória. Mas chegou a hora de darmos passos mais largos. Estamos preparados para ser protagonistas do mercado brasileiro de alimentos”, anunciou. O executivo ressalta que a mudança reflete um ajuste macro na empresa e um grande passo para o futuro. “Vamos promover mudanças relevantes em todas as operações e mercados em que estamos presentes. O objetivo é sermos a melhor opção de nossos clientes e consumidores”.
Para isso, a empresa investiu em pesquisas junto aos consumidores e adotou uma identidade visual mais contemporânea, clean e menos arredondada. A fonte também foi trocada por um estilo leve e agradável. Já a assinatura mudou para: “Vigor. Descubra esse Sabor”. Trata-se de um posicionamento que convida a experimentar e a descobrir toda a qualidade dos produtos da marca. “Nosso objetivo é criar uma experiência pessoal rica, estimulante e próxima do consumidor. Proporcionar sentimentos de admiração, prazer e confiança”, comenta Anne Napoli, diretora de Marketing da companhia.
A mudança também prevê uma alteração completa de todas as embalagens que compõem o seu portfólio. A companhia quer colocar à mesa versões mais refinadas, desenvolvidas em São Francisco (Estados Unidos), pela Sterling Becker, uma das principais empresas de design do mundo. O que se pretende é ter opções mais atraentes no ponto de venda, reforçando o lado sensorial da marca. Em alguns casos ainda serão aplicados selos e ícones de utilização que garantam tanto a qualidade quanto a forma de uso de cada produto.
“Poderíamos permanecer confortáveis nos segmentos em que dominamos, mas conhecemos o potencial do mercado brasileiro. Sabemos que ainda há muito espaço para crescer”, comenta Xandó. Uma das principais estratégias é buscar ser mais conhecidos pelo restante do País. Até o ano de 2009, 83% das vendas eram feitas somente na capital paulistana. Sete anos depois, o percentual caiu para 50%. A vontade da empresa é que esse número reduza ainda mais – cerca de 35% até 2020. “Miramos nosso crescimento fora do Estado. É isso que vamos perseguir de forma incansável”.
Novidades
Só este ano, a marca anuncia que serão lançadas dez grandes novidades. O destaque fica por conta do Vigor Grego Pedaços nos sabores Damasco, Coco e Cranberry. Outro lançamento é o Cream Cheese Danúbio Aerado. A novidade passa por um processo que deixa o creme mais leve do que a versão tradicional.
Confira: