Aconteceu no último domingo (3), no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo, a terceira edição do Samsung E-Festival. Com show gratuito, o evento reuniu centenas de pessoas para uma apresentação de Vanessa da Mata, Orquestra Juvenil de Heliópolis e Sérgio Carvalho, vencedor do festival.
O Samsung E-Festival faz parte da plataforma de patrocínios musicais que a Samsung está apostando. “A Samsung quer trabalhar com as paixões dos brasileiros e, para isto, estamos investindo em duas plataformas: música e esporte. O E-Festival nasceu com o objetivo de incentivar novos talentos e, nós, como marca, temos a função de democratizar a cultura para as pessoas”, diz Elaine Ishibashi, Diretora da área de Marketing, Esportes e Música da Samsung Brasil.
O Samsung E-Festival deste ano contemplou o gênero instrumental, vários músicos enviaram seus singles de todo o país para serem avaliados. Os 10 melhores foram selecionados por meio da curadoria do maestro Ruriá Duprat. Depois da seleção, abriu-se uma votação popular por meio do hotsite do evento, que consagrou o músico Sérgio Carvalho, que recebeu um prêmio de R$ 15 mil, além da oportunidade de promover sua carreira com o auxílio de uma consultoria especializada e a gravação de um single para divulgação nacional. “Eu sou um instrumentista, eu empresto meu trabalho para muitos artistas e, ganhando o primeiro lugar, estou estreando como artista, como compositor, e esta é a primeira vez que isto acontece, graças a Samsung. Eu acho fundamental o músico brasileiro ter um apoio de uma marca séria, que investe na cultura, na música instrumental principalmente, e hoje eu estou me sentindo a pessoa mais feliz do mundo, por fazer parte deste projeto, por receber este carinho”, afirma Sérgio Carvalho.
Já passaram pelo festival nomes consagrados como Gilberto Gil, Milton Nascimento e, agora, a Vanessa da Mata que levantou a plateia com canções de sucesso como Amado e Não me deixe só. “A cultura abre caminhos. Tem muita gente talentosa no Brasil que não tem espaço e as pessoas acabam desistindo, então, eu tenho extrema simpatia por essa lei de incentivo à cultura, quando as empresas realizam um trabalho bem feito. Não é só fazer bonito para a empresa, não é só marketing, tem que atender as necessidades das pessoas”, afirma a cantora Vanessa da Mata.
Para o segundo semestre, a marca Samsung pretende investir em novos projetos e irá apostar em indie rock.