Unicef e SaferNet lançam campanha de combate ao bullying

A SaferNet e o UNICEF lançaram, no último 07 de abril, Dia Nacional de Combate ao Bullying, a campanha “Acabar com o bullying #édaminhaconta”, desenvolvida pela agência New Vegas. A campanha, realizada com o objetivo de conscientizar e combater o bullying entre os jovens e adolescentes, foi criada em parceria com o Facebook e o Instagram.

Com peças e ações que promovem a troca de experiências entre jovens que estão nas redes sociais, a ideia é fazer com que os adolescentes compartilhem seus relatos com o bullying em meio a histórias que saem do eixo vítima-agressor, para envolver também os que assistem passivamente ou ignoram situações de bullying.

Com Klara Castanho, PH Cortes e Lorenzo Ravioli como embaixadores da campanha, os materiais abordam temas como o que fazer ao identificar alguém que é alvo, se você for vítima de bullying e se lhe disserem que você pratica bullying. A interatividade fica por conta dos templates desenvolvidos para Stories, onde os usuários podem preencher seus próprios relatos e compartilhar o que farão quando presenciarem uma situação de bullying, incentivando a empatia e o compromisso de todos para acabar com a prática.

“A ideia da campanha é de convidar o público para uma reflexão e propor uma ação efetiva no combate ao bullying, tanto na internet, quanto em ambientes de convivência off-line, estimulando a empatia e interações com respeito as diferenças, mostrando que todos podem fazer sua parte para ajudar a acabar com essa prática”, explica Vinicius Facco, co-fundador da New Vegas.

Além das peças, três debates ao vivo foram transmitidos no Facebook para discutir o tema sob três visões diferentes – dos adolescentes, dos pais e dos educadores. Os Lives estão disponíveis nas páginas da SaferNet e UNICEF do Facebook.

A campanha nasceu de um encontro com jovens realizado no Dia da Internet Segura, em fevereiro deste ano, organizado pelo Facebook, Instagram e SaferNet, que reuniu ideias de 12 jovens sobre como abordar o bullying na internet e fora dela. Quem quiser participar também pode publicar no Instagram Stories utilizando os adesivos GIF exclusivos #édaminhaconta e usando os templates da campanha.