Celebrado no Brasil há 5 anos, o Purple Day, Dia Mundial de Conscientização sobre Epilepsia, é marcado por diversas ações ao redor do mundo. Neste ano, a UCB Biopharma, empresa farmacêutica de origem belga, com princípios e foco no paciente, levou para a Avenida Paulista, em São Paulo, uma proposta inusitada para desmitificar o estigma criado pela doença.
Por meio do projeto #PlayMonday, que tem por objetivo mudar instantes das pessoas com brincadeiras na rua, o idealizador e palhaço Claudio Thebas convidou a todos que passavam pela avenida, símbolo da capital paulista, na altura do parque Trianon, para se divertirem com pacientes com epilepsia e quebrarem um estigma histórico.
“Foi um playmonday muito especial. Tratando-se do Purple Day, nosso principal objetivo foi contribuir para quebrar o estigma em relação a epilepsia. Acreditamos que as brincadeiras realizadas, que abordavam o tema de forma leve e humana, tenham colaborado para desmistificar as relações do paciente com ele mesmo, dos outros com os pacientes e dos pacientes com os outros. No playmonday, somos todos transformadores de instantes, e nesse dia, fomos também transformadores de olhares”, afirma Thebas.
A ação contou com a parceria da associação Viva Com Epilepsia, liderada por Eduardo Caminada Jr., diretor do Purple Day no Brasil. “Precisamos transmitir o conhecimento a todos. As pessoas têm que entender que a mudança só acontece a partir de você mesmo, seja do paciente para o próprio paciente ou da população em geral”, afirma.
Sequenciando os projetos da UCB Biopharma em função do Purple Day, no dia 26 de março, data que marca a celebração, serão iluminadas importantes fontes em São Paulo (Ibirapuera), Rio de Janeiro (Shopping Downtown), Curitiba (Fonte da Praça Gal. Ósorio) , Brasília (Praça das fontes), Belo Horizonte (Fonte da Praça Raul Soares) e Recife (Praça do Arsenal da Marinha) na cor roxa.