A Arcor do Brasil, por meio da marca Tortuguita, irá patrocinar o Movimento Cultural Tamar Ubatuba, projeto que leva espetáculos musicais e oficinas artísticas à base do Tamar na cidade, localizada no litoral de São Paulo. Realizado pela Suindara Radar e Rede e pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo por meio do Programa de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo – PROAC, o evento tem como intuito promover a cultura na região.
O projeto acontece em dois períodos e ambos contarão com a presença da personagem Tortuguita, que irá interagir com as crianças e distribuir chocolates da marca para os presentes. Na primeira fase, em agosto, com o apoio à 6ª edição do Mês da Cultura Popular, iniciativa idealizada pelo Tamar, o centro de visitantes do projeto receberá alunos das escolas da região, além dos visitantes usuais, para participarem de diversas oficinas: contação de histórias para crianças, canoa caiçara e remo, rabeca e oficina de bonequinhas Abayomi. Completam a programação do mês, apresentações de Dança da Fita, de Congada, de Xiba, dos índios Mirins Guaranis e shows do Luis Perequê e da Banda Cascudo.
No segundo período do evento, as atividades serão realizadas no sábado, 8 de outubro. Na data, o Movimento Cultural Tamar trará a dupla pernambucana As Fadas Magrinhas em um show inédito com a participação de Arnaldo Antunes e Marcelo Jeneci. A programação conta ainda com a apresentação teatral O Sapo e a Bromélia, com a apresentação do Grupo Trii, com o espetáculo Tô Brincando de Luís Perequê, além de oficinas culturais e ambientais voltadas para as crianças e a presença da Tortuguita no local.
De acordo com Anderson Freire, gerente de marketing de chocolates, guloseimas e biscoitos da Arcor do Brasil, a escolha da marca Tortuguita como patrocinadora tem tudo a ver com a concepção do evento. “Queremos levar às crianças um aprendizado sobre quão importante é preservar a natureza e a personagem Tortuguita tem uma excelente conexão com o público infantil. É uma aposta certa!”.
Segundo Renata Sbardelini, diretora da Suindara Radar e Rede, o projeto foi elaborado com foco na importância da conexão das crianças com e meio ambiente e com a cultura. “Percebemos que as novas gerações se preocupam com o presente e com o futuro do nosso planeta. O consistente trabalho do Tamar é uma grande inspiração nesse caminho e por isso é uma alegria poder realizar esse evento”, explica.
Para Berenice Gomes, coordenadora da base do Tamar de Ubatuba, o evento já é uma tradição de sucesso. “Realizar o mês da Cultura Popular tem sido, historicamente, um compromisso do Projeto Tamar, visto a importância de preservar a cultura e a identidade da comunidade local, que é uma parceira fundamental na conservação das tartarugas marinhas”, ressalta.
As atividades do Movimento Cultural Tamar, em Ubatuba, serão gratuitas. Outras informações podem ser obtidas no site do Projeto Tamar: http://www.tamar.org.br/.
Serviço:
6ª edição do Movimento Cultural Tamar
Local: Rua Antonio Atanázio, 273, Jd. Paula Nobre, Ubatuba (SP).