O bairro de Pinheiros, em São Paulo, ganhou o maior museu de grafite a céu aberto brasileiro. Patrocinado pela TNT Energy Drink, o NaLata Festival Internacional de Arte Urbana apresenta um grupo de obras em nove empenas (nome técnico para as laterais de prédios que não têm nenhuma abertura). Iniciadas em julho, as obras são pintadas por artistas nacionais e internacionais, seguindo as normas de segurança e recomendações da OMS.
A ideia foi fugir do óbvio e criar algo inusitado: gerar uma interferência urbana impactante para quando a vida ao ar livre voltar à normalidade e retomarmos as rotinas fora de casa. Algo que a TNT Energy Drink entende bem. O energético tem histórico de patrocinar e realizar ações que incentivam à arte, como o projeto proprietário Real Content, por exemplo.
“A possibilidade de incentivar a cultura e os artistas nos entusiasma muito e tem tudo a ver com a TNT Energy Drink. Acreditamos na arte de rua como forma de expressão, de demonstração de atitude e resistência. Como a ‘tela’ para essas obras é a própria cidade, um organismo vivo e dinâmico, temos condições de aproveitar o factual para criar arte”, reforça Eliana Cassandre, head de marketing da marca.
A céu aberto, o NaLata promove um movimento democrático de arte urbana em São Paulo, com acesso irrestrito às obras. O maior conjunto de grafites do país tem um total de 3.689 metros quadrados pintados. Com realização da Agência InHaus e curadoria de Luan Cardoso, o festival conta com a presença de diversos artistas da cena do grafite mundial, como Pri Barbosa, Alex Senna, Enivo, Mari Matz, Marcelo Eco, Mateus Bailon, Evol e Rafael Sliks, além da colombiana Gleo e da muralista mexicana Paola Delfín, uma das artistas mais reconhecidas em ascensão mundial.