Tif cria campanha para o Detran do Paraná, estrelada pela Karol Conka

A TIF Comunicação criou uma campanha de branded content para do Detran do Paraná, com o objetivo de chamar a atenção da população paranaense para a importância do uso da faixa de pedestres.  A campanha, que leva o nome “Show na Faixa”, apresenta uma performance da rapper curitibana Karol Conka feita em holografia, projetada em cima de uma faixa de pedestres de Curitiba. Nesse clipe, ela canta uma música sob o conceito “A vida acaba na pressa, sem faixa não se atravessa”, que faz parte do refrão da canção composta pela agência em parceria com a produtora Tropkillaz.

A apresentação em holografia aconteceu na terça-feira ,  dia 12/09 às 18h30, na Rua XV de Novembro, esquina com a Rua Riachuelo, em Curitiba. A campanha, no entanto, vai muito além dessa exibição. Para ampliar ainda mais a experiência, a TIF transformou a apresentação em um clipe e diversos filmes para mídias on e off-line, levando a mensagem e a experiência para todo estado do Paraná. Entre as iniciativas estão uma parceria com a plataforma Shazam, que mostra a Karol Conka cantando em realidade aumentada para as pessoas que escanearem o código que estará em mobiliários urbanos, entre outras mídias gráficas. Por meio desse código, elas poderão assistir a rapper cantando a música da campanha em qualquer lugar pelo seu celular, o que também poderá ser conferido por meio de um site onde estará disponibilizado o clipe completo.

“O Show na Faixa é mais que uma campanha publicitária, é uma campanha de conteúdo. Tem música, tem clipe, tem experiência holográfica e interação em realidade aumentada. A ideia é conscientizar a respeito do uso da faixa de pedestres de uma maneira que realmente chame atenção, não pareça chato”, afirma diz Thiago Biazetto, fundador e CCO da TIF Comunicação. “A mensagem da música é muito forte. Ela fala sobre como a vida pode acabar em um instante de desatenção ou de pressa. Na voz da Karol Conká é mais fácil dela ser ouvida e compartilhada”, completa.

“Uma das preocupações do Detran é falar com o público-alvo usando linguagens e formatos que realmente conversem e tenham impacto no receptor. Então, se queremos falar com o público jovem, é preciso inovar, pensar em formas diferentes de apresentar as mensagens de segurança no trânsito, que acabam sendo repetitivas” afirma o Marcos Traad, diretor-geral do DETRAN do Paraná.

A campanha começou a sair do papel em abril deste ano, após meses de pesquisa, e contou com diversos profissionais capacitados da TIF Comunicação e das produtoras Trunkshot, Jamute Audio e Tropkillaz, além do auxílio de profissionais da Feito A Casa de Construção, Lumen Connect Net e da AudioVoice, já que a ideia é inovadora.

“O assunto é sério e a tecnologia vai nos ajudar a atrair a atenção dos paranaenses para ele. Já vimos várias vezes hologramas em cima dos palcos e estúdios, mas em uma faixa de pedestres, no centro de uma cidade grande, acreditamos que vai ser a primeira vez.”, afirma Fhabyo Matesick, fundador e CSO da TIF Comunicação. Matesick conta que, por esse motivo, o trabalho foi árduo e completamente pensado com os seus idealizadores, tendo que responder a diversas questões durante o processo, desde a escolha do local e a sua enorme estrutura – que contempla 10,6m x 5m x 12,6m –, passando pela definição do melhor tipo de projeção holográfica, de como controlar o tráfego de pessoas e carros no local, além de como fechar a rua durante dois dias para a montagem e execução do show, entre outros fatores que foram minuciosamente pensados para gerar um resultado inovador e com segurança para todos.

Assista o filme da campanha:

Ficha técnica:

Agência: Tif Comunicação
Cliente: Governo do Paraná / DetranPR
CCO: Thiago Biazetto
CSO: Fhabyo Matesick
Criação: Thiago Biazetto, Rafael Coradine, Waldemar Segundo, Isadora Correia, Rafael Bortolli, Johann Stancik.
Planejamento: Ilana Stivelberg
Atendimento: Juliana Warszawiak
Produção: Rafaela Coradin, Camilla Lelis, Paloma Reis, Claudia Couto.
Mídia: Luciana Stellfeld, Carol Tomiello, Renata Santos.
Gerência de Projeto Digital : Renata Adriazola
Aprovação: Deonilson Roldo, Marcos Traad, Fabíola Maziero e Núria Bianco.
Produção de Filme e Realização: TrunkShot
Produção da música: Tropkillaz
Produção de áudio da campanha: Jamute