A Tetra Pak, empresa global de soluções para processamento e envase de alimentos, inicia projeto de realidade aumentada em suas embalagens. Desenvolvida pela Heads Propaganda, a novidade chegou no Brasil neste mês, com as caixinhas de suco das marcas Maratá e Tial. Além do mercado brasileiro, o americano também já adotou a tecnologia que visa estabelecer novos canais de interação com os consumidores e, de forma lúdica, esclarecer sobre a tecnologia contida nas embalagens cartonadas.
Para vivenciar a experiência do novo projeto, o consumidor deve baixar o aplicativo “Tetra Pak – Mitos”, desenvolvido pela ROAR para as plataformas iOS e Android. Para baixá-lo, o usuário pode ler o Qrcode da embalagem, utilizando a câmera do celular ou digitar “Tetra Pak – Mitos” na Apple Store ou Google Play.
Em seguida, é preciso scanear a lateral da embalagens por meio do app para dar início à animação. São personagens mitológicos como dragões, unicórnios e sereias projetados como se estivessem saindo da embalagem para dar acesso, de forma divertida, a parte interna da caixinha. Imagens de frutas são visualizadas neste momento junto a botões interativos que levam para conteúdos de diferentes canais digitais da empresa, todos para reforçar a proteção alimentar oferecida pelas embalagens, fabricadas para impedir a entrada de oxigênio, luz e umidade, o que permite a preservação do sabor, da qualidade e dos nutrientes das bebidas.
Para criar uma realidade perfeita, a Heads teve como parceiro no projeto o estúdio Spirit, que desenvolve as animações para o Disney Channel. O projeto dá continuidade à campanha “Não é mito, é tecnologia”, criada pela Heads Propaganda com o objetivo de esclarecer, por meio das embalagens, como é possível conservar bebidas e alimentos, sem colocar na geladeira ou usar conservantes.