Diferente do Brasil, o feriado de Finados no México não é motivo para tristeza. Na terra de Frida Kahlo, a data coincide com as comemorações do Día de los Muertos, uma das festas mais divertidas e populares do país e que agora chega ao Brasil como parte da nova campanha da tequila El Jimador.
A tradicional festa, que segundo a crença popular é o momento em que os mortos têm permissão divina para visitar parentes e amigos, é celebrada entre os dias 01 e 02 de novembro e leva todos os anos milhares de mexicanos a enfeitarem suas casas, prepararem as comidas preferidas daqueles que se foram e saírem às ruas fantasiados com as famosas caveiras coloridas.
E foi inspirada nesse conceito de trazer vida à data que a J. Walter Thompson desenvolveu para El Jimador uma série de ativações em São Paulo, reforçando o mote da campanha: “A vida é muito curta para beber qualquer tequila”.
“Uma das coisas que o Dia de Los Muertos nos lembra é que a vida é muito curta e devemos aproveitá-la da melhor maneira possível. Utilizando esse insight, criamos o conceito que ‘A vida é muito curta para beber qualquer tequila’, com o objetivo de mudar a percepção do consumidor de que ‘todas tequilas são iguais’, mostrando que el Jimador é 100% agave, mais suave e saborosa”, ressalta o gerente de marketing de El Jimador, Caio Almeida.
Para ele, o importante é beber tequila da maneira que mais lhe agrada, sem regras determinadas, mas com responsabilidade. “Queremos encorajar o consumidor brasileiro a ter uma nova experiência em relação à categoria, oferecendo uma tequila Premium, produzida na tradicional Casa Herradura, 100% agave – o que atesta sua qualidade. Também vamos promover diferentes maneiras de consumo, tanto em shots, como em drinks”.
Como parte das ações, o público pôde conferir a festa To Muerto, a primeira ao estilo Reggaeton no Brasil, realizada no dia 28 de outubro, em parceria com a agência Sheeeins, no Villagio JK.