Depois de um extenso trabalho de integração após a associação entre LAN e TAM, durante os quais o Grupo avançou de maneira consistente na padronização de seus processos, otimização de suas conexões aéreas, além da reestruturação e modernização de sua frota de aeronaves, o Grupo LATAM Airlines decidiu adotar um nome e uma identidade únicos, e anuncia que a marca do grupo de companhias aéreas e suas filiais será LATAM. A nova marca reunirá todas as companhias de passageiros e de carga que hoje integram o grupo: LAN Airlines e suas filiais no Peru, Argentina, Colômbia e Equador; TAM Linhas Aéreas S.A., TAM Transportes Aéreos Del Mercosur S.A. (TAM Airlines (Paraguay)); e as companhias aéreas de carga do Grupo LATAM, integradas por LAN CARGO, LAN CARGO Colombia, ABSA (TAM Cargo) e Mas Air.
A decisão de dar origem a uma nova marca é um marco histórico no setor de aviação, pois não apenas é o primeiro grupo aéreo a operar sob uma nova marca única, mas também é o primeiro grupo de companhias aéreas que busca ser líder global com uma identidade verdadeiramente latino-americana. É por isso que a nova marca irá incorporar, como ponto de partida, os atributos e fortalezas mais valorizados da LAN e da TAM, bem como suas trajetórias de 86 e 39 anos de operação, respectivamente, durante as quais fizeram parte da história da região, contribuindo para seu crescimento, desenvolvimento e maior conectividade.
“Diante de todas as opções, a marca LATAM sempre nos pareceu o caminho mais natural como resultado da união das marcas LAN e TAM, mas era necessário um tempo de conhecimento mútuo e amadurecimento para tomar esta decisão. Sabíamos que ter uma marca única era fundamental para fortalecer essa associação e, nesse sentido, a identidade em torno de um nome como LATAM tem grande força e consolida a formação do maior grupo de companhias aéreas da América Latina. A nova marca nasce com o objetivo de recuperar o melhor de duas identidades, seus legados, e consolidar uma mais forte, que contenha a essência de cada uma – uma essência puramente latino-americana”, afirma Mauricio Amaro, Presidente do Conselho de Administração do Grupo LATAM Airlines.
“Com a LATAM, continuamos no caminho da liderança que começaram em paralelo LAN e TAM, que há três anos já trabalham juntas, implementando uma intensa agenda de projetos inovadores para que os passageiros tenham uma melhor experiência antes, durante e depois de seu voo. A experiência será melhor, pois os clientes terão acesso a produtos e serviços mais rápidos e unificados dentro da rede, um e-commerce mais potente e canais de comunicação mais integrados, além de maior velocidade no desenvolvimento de inovações tecnológicas em todos os países em que opera. Como LATAM, vamos otimizar ainda mais o uso da nossa frota, facilitaremos o acesso de passageiros e clientes à melhor rede de destinos da região e ofereceremos uma experiência renovada de viagem, com avanços em serviços, entretenimento de bordo, e novas tecnologias que darão mais autonomia aos passageiros para gerenciar suas informações de voos e reservas. Os passageiros são exigentes e temos que lhes entregar um serviço a altura. A LATAM será uma marca que estabelecerá uma cultura dedicada a cuidar dos seus clientes”, diz Enrique Cueto, CEO do Grupo LATAM Airlines.
O executivo explicou por que optaram pela marca LATAM. “O Grupo LATAM nasceu de duas grandes empresas latino-americanas, que começaram do zero e cresceram graças à paixão em comum por voar e à sua visão, dedicação e inovação. Ambas as empresas e suas respectivas filiais conquistaram seus mercados e se abriram para o mundo, promovendo a prosperidade na região e sendo reconhecidas por sua pontualidade, serviço e malha, o que as fez conquistar a preferência dos clientes e tornar-se parte de sua história. O Grupo LATAM deu origem a uma associação única no setor que resultou no grupo de companhias aéreas com maior presença na região. Por isso, optamos pelo nome LATAM, pois é um reflexo fiel do que somos e do que queremos continuar a ser, trabalhando com nossas filiais: os embaixadores de uma América Latina que cresce e prospera, fiel ao seu patrimônio natural e humano, uma região que nunca deixa de pulsar.”
Com relação à nova imagem, Jerome Cadier, VP de Marketing do Grupo LATAM, destaca que o logotipo foi inspirado na identidade e no legado da região, incorporando o que há de melhor na LAN e na TAM. Por isso, escolheram como cores principais o índigo LATAM e o coral LATAM. A primeira representa o melhor dos dois mundos, já que se encontra entre o vermelho e o azul, que são as cores corporativas da TAM e da LAN, e a segunda simboliza a energia e a paixão, valores essenciais da nova marca. Essas duas cores são acompanhadas por outras secundárias, que dão vida à diversidade daquilo que significa a América Latina.
“A execução de mudanças de imagem neste setor é gradual e requer um período de gestação. Isso demandará tempo e esforço, mas enquanto trabalhamos na implementação continuaremos melhorando a experiência de viagem oferecida pelas companhias aéreas do Grupo LATAM Airlines”, explicou Cadier.
O Grupo LATAM Airlines já iniciou o ajuste da sua imagem corporativa e este será um processo de aproximadamente três anos, que começará a ser percebido de maneira gradual a partir do primeiro semestre de 2016 em espaços físicos, aeronaves, escritórios comerciais, balcões, páginas da internet, uniformes, entre outros. Alguns avanços já são visíveis, principalmente na experiência de viagem dos passageiros, como é o caso das novas cabines que foram incorporadas à frota, das novas VIP Lounge em São Paulo e Santiago – as maiores da região e que já estão abertas ao público, formando a maior rede de salas para passageiros frequentes da região – ou das plataformas digitais como o entretenimento de bordo nos dispositivos móveis.
Além disso, as marcas associadas ao Grupo serão unificadas, com o objetivo de oferecer um serviço único e alinhado à nova marca, o que será comunicado aos clientes conforme a evolução do processo.
Com relação aos Programas de Fidelidade LAN e TAM e de suas empresas relacionadas, seguirão implementando melhorias aos seus programas atuais, e quaisquer alterações serão informadas oportunamente.
Após a associação entre LAN e TAM, o Grupo consolidou sua presença em sete mercados domésticos na região, operando voos regionais na América do Sul, voos internacionais e de carga. Juntas, as companhias aéreas continuaram como pioneiras no setor, com conquistas importantes, como a unificação bem-sucedida de sua malha de destinos para passageiros e carga, e a renovação da sua frota, incorporando os modelos de aeronaves mais modernos e eficientes do mundo em sua categoria, com a LAN sendo a primeira no continente americano a operar o Boeing 787 e a TAM se preparando para ser a primeira companhia aérea a trazer o Airbus A350 XWB para a região.
Além disso, durante esse período as companhias equipararam o desenho e o serviço a bordo de suas aeronaves, os quais foram reconhecidos por seis anos consecutivos, conferindo a LAN e/ou a TAM o primeiro lugar nas categorias “Melhor Companhia Aérea da América do Sul” e “Melhor Serviço da América do Sul”, de acordo com a pesquisa World Airline Survey, considerada o principal referência sobre os níveis de satisfação com as companhias aéreas do mundo.
Somado a isso, as empresas continuaram a ter uma visão sustentável do negócio, o que lhes permitiu converter-se, em 2014, no primeiro grupo de companhias aéreas da América a ingressar no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones.