“Não surte”: é esse o convite que a Swile faz aos colaboradores das empresas brasileiras em sua nova campanha. As peças que estreiam hoje, em rede nacional, remontam situações desafiadoras vividas no dia a dia do ambiente corporativo, só que abusando do bom humor.
Das burocracias desnecessárias à fofoca como job description, passando por problemas gerados pela convivência excessiva com os colegas da firma e benefícios que não se conectam verdadeiramente com o bem-estar do colaborador (do tipo espalhar mesas de pingue-pongue pelo escritório), são muitas as particularidades trabalhistas retratadas na campanha, fruto de uma consistente investigação popular.
A worktech, que hoje tem como carro-chefe do seu portfólio no Brasil os benefícios flexíveis, mapeou a fundo as reações na internet sobre as principais insatisfações do trabalhador brasileiro, e debruçou-se sobre posts e comentários, contemplando mais de 13 mil publicações, a fim de chegar ao tom de voz ideal.
A escolha por um conceito que denota cumplicidade, a partir de insights empáticos e tom ousado originados nas redes sociais assinala a estreia de um diálogo feito junto ao consumidor final pela marca, acostumada até então a falar com os profissionais de RH.
“Em sincronia com a retomada das empresas ao trabalho presencial, nossa campanha vem reforçar o posicionamento da Swile como um respiro para o colaborador – daí a opção pela comunicação B2C. Afinal, nossa missão é levar mais satisfação, autonomia e felicidade às pessoas no ambiente de trabalho. O insight popular como ponto de partida foi uma sacada precisa da GALERIA para demonstrarmos de maneira tangível nossos valores mais essenciais, como empresa interessada em flexibilizar os benefícios e transformar um universo laboral ultrapassado em fomento à liberdade de escolha e ao reconhecimento de cada um envolvido no fluxo de trabalho. É a forma esperta e irreverente de traduzir o conceito global da Swile, ‘Smile at work’”, afirma Heloísa Bomtempo, Senior Brand Manager da worktech.
A campanha também demarca a estreia da parceria entre a Swile e a GALERIA, que além de filme para TV, também assina mídia Midia Exterior e estratégia digital de veiculação.
“Buscamos situações cotidianas do universo corporativo para que as pessoas se relacionem de maneira verdadeira com a marca: reconheçam-se, sintam-se pertencentes e compreendidas. Assim, mais do que engajar, é possível impactar de fato”, completa Laura Esteves, diretora-executiva de criação da GALERIA.
FICHA TÉCNICA
Cliente: SwileTítulo: Não surte, Swile!
Campanha: Surto
Produto: Benefícios Flexíveis Swile
Agência: Galeria
Duração: 30
CCO: Rafael Urenha
Direção executiva de criação: Laura Esteves
Criação: Laura Esteves, Mário Cintra, Eugênio Lima, Luan Alves e Gabriel Moraes
Atendimento agência: Ana Coutinho, Mariana Magalhães e Camila Prazeres
Planejamento: Carol Mello, Rodrigo Neia e Fabiana Brasil
PR: Patricia Capuchinho, Luiza Karam
Aprovação cliente: Heloísa Bomtempo, Samuel Soares, Candice
Olives e Anne-Carole Cöen
Produção digital: Marcos Moura e Natássia Santoro
Produção gráfica: Marcos Moura, Durval Brum
Arte finalista:Paulo Ribeiro
Retoque:Marcelo Reis
Produção Integrada: Ducha Lopes, Priscilla Sanches, Karen Nakamura, Fernanda Assatoe Ana Ananias
Produtora de imagem: Barry Company
Direção: Breno Moreira
Produção Executiva: Krysse Mello e Ana Flávia Di Luca
Atendimento: Daniela Silva
Assistente de atendimento: Carolina Teixeira
Coordenação de produção: Paula Monteiro e Daiana Muller
Direção de produção: Ana Cristina Barbosa
Direção de fotografia: Bernardo Negri
Direção de arte: Paula Albuquerque
Montagem: Bruno Alves
Finalizador: Luiz Bicudo
Coordenação de pós: Ale Cois
Assistente de coordenação de pós: Sabrina Comar
Pós Produção: Barry Company
Color: Ana Escorse / Studio Feather
Produtora de som: Evil Twin Music
Criação: André Faria, Murilo Faria, Pedro Caldas e Rodrigo Monteiro
Produção, mixagem, sfx e finalização: Rafael Vieira, Gustavo Boselli, André d’Avila e Murilo Gil
Atendimento/Coordenação: Juliana Tangary, Thaís Becker e Lígia Barros