Todo adulto pode ser um herói na história das crianças. Essa é a mensagem que o Itaú procura transmitir para promover o programa Itaú Criança, uma iniciativa da Fundação Itaú Social de mobilização nacional que incentiva adultos a lerem para as crianças. O projeto já distribuiu gratuitamente mais de 40 milhões de livros desde 2006. Neste ano, a expectativa é entregar mais de 4 milhões de exemplares.
A campanha da marca para promover ação conta com um filme que terá versões de 60 e 30 segundos e também um curta-metragem de três minutos que será veiculado na TV Aberta em uma ação inédita de intervenção na novela “A Regra do Jogo” da Rede Globo e também na TV a Cabo e Cinemas.
As campanha foi desenvolvida pela DPZ&T e tem como público-alvo os adultos. Além de reforçar os benefícios que o ato de ouvir histórias traz para as crianças, desta vez, a campanha também pretende reforçar o protagonismo dos adultos que leem para os pequenos. A ideia é inspirar as pessoas mostrando que, em todas as histórias infantis, o personagem mais importante é o adulto que lê. É ele o herói que tem nas mãos o poder de mudar o mundo de uma criança.
O filme remete à clássica história do Rei Artur, na qual aquele que consegue tirar a espada cravada numa pedra é coroado rei. Na versão da campanha, diversos personagens clássicos de histórias infantis, como um cavaleiro medieval e um mago, tentam retirar a espada da pedra. Mas quem consegue a proeza é um pai dos dias de hoje, que chega à história trazido pela imaginação de seu filho e pelo Sapinho, personagem-símbolo da campanha ao longo dos últimos anos. Ao ser removida da pedra, a espada se torna um livro nas mãos do adulto.
Para garantir a atmosfera mágica da história, o filme teve cuidados de superprodução e foi rodado em um castelo real do século XIV, na República Tcheca, com mais de 70 atores e figurantes locais.
“Acreditamos que garantir o acesso a livros infantis de qualidade é um meio eficiente de contribuir com a educação das novas gerações e efetivamente mudar o mundo. Quanto mais cedo você começa a ler para uma criança, maiores os ganhos no desenvolvimento intelectual e emocional dela”, explica Antonio Matias, Vice Presidente da Fundação Itaú Social. “Ouvir histórias pode trazer benefícios que duram por toda a vida da criança: mais criatividade, facilidade de aprender, interesse pela alfabetização, além de aumentar o vínculo emocional do adulto com a criança e ajudar a criar o hábito da leitura”, ressalta Matias.
“Este ano, demos mais um passo na conversa com as pessoas. Se nos últimos anos, a ideia era reforçar a importância da leitura, agora, estamos destacando o adulto como o grande herói das histórias. Todos os anos recebemos milhares de fotos, vídeos e histórias de pessoas que ao receberem os livros do Itaú Criança, registram o momento e postam em nossos canais. Vamos aproveitar todo esse conteúdo para inspirar mais gente a ler para crianças. As pessoas reais serão protagonistas da nossa campanha”, conta Eduardo Tracanella, superintendente de marketing do Itaú Unibanco. “Ao reconhecer quem já participa do movimento, queremos incentivar muitos outros a mudar o mundo das crianças”, conclui Tracanella.
Como forma de engajar ainda mais as pessoas, o comando “Leia para uma criança” ganhou também uma versão testemunhal: “Eu leio para uma criança”. Nas redes sociais e em ações de ativação, cada adulto poderá personalizar essa frase com o nome da criança para quem leem.
Na mídia impressa, o objetivo principal é valorizar as pessoas que já participaram da Campanha Itaú Criança nos anos anteriores, pedindo os livros infantis e lendo para crianças. Nos anúncios e também em peças de mídia exterior, fotos compartilhadas por essas pessoas nas redes sociais do Itaú se tornam parte do mundo encantado dos livros infantis.
A campanha conta ainda com spots de rádio, peças de mídia exterior e vinhetas de TV que, por meio de uma estratégia de mídia programática, exploram criativamente os momentos em que os adultos têm mais disponibilidade para ler histórias: as noites e os finais de semana, por exemplo.
“A cada ano, a campanha Leia para uma Criança fica mais mágica e encantadora. Sempre utilizamos uma boa dose de efeitos especiais e pós-produção para dar vida a sapinhos, fadas, gigantes. Desta vez, conseguimos viabilizar a filmagem num lugar que já é mágico por si só: Praga, na República Tcheca, um dos pólos europeus de produção cinematográfica. Locações incríveis, casting e figurinos que imprimiram um valor de produção de cinema à campanha. Não é à toa que inauguramos com break exclusivo na TV uma versão de 3 minutos do filme”, comenta Rafael Urenha, Chief Creative Officer da DPZ&T.
“Dorme, menino, dorme”, de Laura Herrera, e “Tatu-Balão”, de Sônia Barros, são os títulos distribuídos em 2015 pela Coleção Itaú Criança. Os livros foram selecionados pela Fundação Itaú Social, com o apoio de um grupo de especialistas em literatura infantil e podem ser solicitados gratuitamente por qualquer pessoa, correntista ou não do Itaú. Para pedir os livros, basta se cadastrar no site itau.com.br/crianca. A Coleção será enviada pelo correio para todo o país.
Assista ao filme no link: https://youtu.be/KYwRbAjeQI4
Ficha Técnica
Filmes
Data da Produção: Agosto/2015
Cliente: Itaú
Produto: Itaú Criança
Título: Herói
Secundagem: 1×3’ + 1×60” + 1×30” + 1×5”
Diretor de Criação: Rafael Urenha
Criação: Rafael Urenha, Silvio Amorim, Bruno Landi
Produtora Imagem: Prodigo Films
Direção de Imagem: Luis Carone
Fotografia: Klaus Fuxjager
Produção Executiva: Francesco Civita
Montagem: Fernando Stutz
Produtora de Animação e Computação: Jonathan Post
Finalização: Jonathan Post
Produtora Trilha: Satélite
Locutor: Mauro de Almeida
RTV-C: Paulo Moraes, Caroline Bonani, Marina Fridman
Planejamento: Fernando Diniz e Marina Wajnsztejn, Chris Toledo e
Thayssa Szymanskyj
Mídia: Flávio Rezende, Paulo Sant’Anna, Patrícia Rossi e Vanuza Gonçalves
Atendimento: Elvio Tieppo, Ana Coutinho, Danielle Bacha e Laís Papi
Aprovação do Cliente: Andréa Pinotti, Eduardo Tracanella, Juliana Cury, Adriana Gregório e Agda Baeta
Mídia Impressa e Online
Direção de Criação: Rafael Urenha
Criação: Rafael Urenha, Silvio Amorim, Bruno Landi e Vinicius Curi
Criação Digital
Direção de Criação: Rafael Urenha, Viktor Busch
Criação: Rafael Urenha, Viktor Busch, Bruno Brazão, Silvio Amorim, Bruno Landi, Vinicius Curi e Raphael Lucone
Projetos: Marcos Yamamura e Diego Romualdo
Produtora App: Épico Digital
Produção Gráfica: Marcos Moura
Tratamento de Imagem: Cesar Bonfim
Arte Final: Alexandre Alcântara
ArtBuyer: Sylvio Mello
Ilustração: Technoimage
Ilustração (livros animados): Estúdio Onze
Planejamento: Fernando Diniz e Marina Wajnsztejn
Mídia: Flávio Rezende, Paulo Sant’Anna, Patrícia Rossi e Vanuza Gonçalves
Atendimento: Elvio Tieppo, Ana Coutinho, Danielle Bacha e Laís Papi
Aprovação do Cliente: Andréa Pinotti, Eduardo Tracanella, Juliana Cury, Adriana Gregório e Agda Baeta.