quinta-feira, novembro 21, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAnunciantesSport Club do Recife lança ação “Adote um Pequeno Torcedor”

Sport Club do Recife lança ação “Adote um Pequeno Torcedor”

O Sport Club lança a ação “Adote um Pequeno Torcedor”, o primeiro programa de adoção apoiado por um time de futebol. O objetivo é conseguir famílias para dezenas de crianças que vivem em abrigos. Todo o trabalho social foi criado e desenvolvido em parceria com a Segunda Vara de Infância e Juventude do Recife e com o Ministério Público de Pernambuco, em acordo com as leis brasileiras. Neste primeiro momento da ação, 43 crianças de diversos abrigos estão envolvidas, todas da capital pernambucana e acima de 7 anos.

No Brasil, quase 94% dos pais interessados em adotar buscam crianças menores de 7 anos. No entanto, 78% das crianças que estão esperando por uma adoção já passaram dessa idade. Os dados são do Cadastro Nacional de Adoção e foram fornecidos pelo Conselho Nacional de Justiça. “A ideia é que a paixão pelo futebol e pelo Sport seja a primeira conexão entre futuros pais e filhos. Além de ter mais um torcedor do Sport na sua casa, crianças sempre levam alegria, amor e carinho, não importa a idade que elas têm”, diz o presidente-executivo do Sport, João Humberto Martorelli.

Martorelli lembra que, apesar de esta ser uma ação apoiada pelo Sport, com o objetivo de sensibilizar a sua torcida, quando o tema é adoção, não há rivalidade. “Pessoas de qualquer região do país e não apenas torcedores do Sport podem apoiar a causa. Queremos que a campanha mobilize todo o Brasil para que o maior número possível de crianças que vivem em abrigos sejam adotadas”, completa o presidente.

Há cerca de um ano, estão trabalhando no projeto “Adote um Pequeno Torcedor”, além do próprio clube, as promotoras de Justiça do Ministério Público de Pernambuco Ana Maria Maranhão e Daniela Brasileiro, o juiz da Segunda Vara de Infância e Juventude do Recife Elio Braz e a Ogilvy Brasil, agência de comunicação responsável pela conta do clube desde 2012.

O apoio de cada um dos órgãos públicos foi indispensável para a realização da campanha. “Fomos procurados para que pudessem apresentar o projeto e saber sobre a viabilidade; na hora achamos a ideia muito pertinente, já que a maioria das crianças que esperam por uma adoção tem acima de 7 anos. Nosso objetivo, sempre, é que todas elas encontrem uma família. Projetos que estimulam a adoção e despertam esse interesse nos brasileiros em apoiar a causa são sempre muito bem-vindos”, comenta o juiz Elio Braz.

O lançamento do projeto “Adote um Pequeno Torcedor” aconteceu durante o jogo do Sport contra o Flamengo, na Arena Pernambuco. Algumas ações foram preparadas, como presença das crianças no campo ao lado dos jogadores, bandeirão com o tema da campanha, faixas, apresentação de vídeo à torcida. Para divulgar mais o projeto, foi preparado ainda um site (www.adoteumpequenotorcedor.com), no qual é possível conhecer o perfil das crianças que podem ser adotadas – todas da Segunda Vara.

Foram criados também dois filmes para divulgar a campanha. Um é chamado de “Paixão em Comum”e o outro chamado “Dia de Jogo”.

A comunicação visual da campanha foi feita em cordel, com uma caricatura de cada criança. No site, ainda há informações sobre a lei brasileira que trata de adoção e os contatos da Justiça caso alguém se interesse em adotar. Importante: o site é apenas uma ferramenta para divulgar a ação – não facilita nem encurta nenhuma das etapas. A partir dali, todos os processos devem seguir os trâmites legais, sem nenhuma interferência dos envolvidos no projeto “Adote um Pequeno Torcedor”.

Ainda com o objetivo de chamar a atenção e divulgar a causa, foram criados filmes, cartaz e várias peças para mídia online –  disponível no site oficial e nas redes sociais do Sport Club do Recife. O trabalho é todo voluntário, portanto não envolve nenhum tipo de remuneração. A produtora é a Academia de Filmes, que atuou em parceria com a Urso Filmes.

“Depois de duas grandes ações sociais do Sport – uma para doação de órgãos e outra para combater a violência nos estádios –, fica claro que o engajamento da sociedade local e o apoio dos órgãos públicos são fundamentais para que uma campanha social tenha sucesso e resultados reais. Agora, mais uma vez, tivemos um grande comprometimento de todas as equipes envolvidas, permitindo que o projeto ‘Adote um Pequeno Torcedor’ se torne realidade”, diz Fernando Musa, CEO da Ogilvy & Mather.

Recentemente, o Sport lançou duas campanhas sociais: “Fãs Imortais” (2012) ajudou a aumentar doação de órgãos no Estado de Pernambuco, e “Mães Seguranças” (2015), ação que levou mães de torcedores do Sport para o estádio, zerou as estatísticas de violência num clássico regional.

Artigos relacionados

Novidades