30 anos de atuação e muita história para contar. A Fundação SOS Mata Atlântica, uma das ONGs de maior destaque no cenário nacional, acaba de completar três décadas na proteção do bioma mais ameaçado do país. São muitas as conquistas a comemorar: desmatamento zero em 7 estados e redução de 83% na média anual do desmatamento, 36 milhões de mudas de árvores nativas plantadas, 20 mil voluntários, 72% da população beneficiada nas mais de 3 mil cidades do bioma, entre outras realizações com seus parceiros. Para celebrar este importante momento, a Fundação estreia nova campanha. Com criação da DPZ&T, a ação traz uma animação inédita em 360° com trilha do cantor Emicida.
“Estamos muito felizes em ter um videoclipe com o Emicida, um artista que conquistou merecida notoriedade, com uma produção musical reconhecida e que aborda questões tão relevantes para a sociedade. Essa parceria é importante para ampliar, especialmente para as novas gerações, a mensagem do desenvolvimento sustentável e a importância da natureza para a nossa qualidade de vida, inclusive no ambiente urbano”, comenta Marcia Hirota, diretora-executiva da Fundação SOS Mata Atlântica.
Assim como a Fundação se apoia no voluntariado para colocar suas ações em prática, o desenvolvimento da campanha seguiu um caminho parecido. “Quando criamos para uma marca como a SOSMA, o processo é diferente. Não buscamos apenas os melhores profissionais para executar o trabalho, mas os parceiros mais interessados em contribuir com a causa. Assim, a contribuição de cada um faz o trabalho ganhar proporções maiores do que tinha no começo do processo. Em vez de contratar fornecedores para executar a ideia, convidamos pessoas a participar dela”, explica Daniel Motta, Diretor de Criação da DPZ&T.
O filme é embalado pela música “Casa”, do Emicida, um dos artistas convidados a participar do projeto, e mostra o devaneio de um motorista que está preso em um engarrafamento. Ao ouvir no rádio que a SOS Mata Atlântica está fazendo 30 anos, ele começa a imaginar como o mundo seria se tivéssemos tomado decisões diferentes em relação ao ambiente que queremos. Para apresentar visualmente essa história, outro artista convidado foi o diretor Guilherme Marcondes, da Vetor Lobo de Nova York, cujo trabalho feito há 10 anos serviu como ponto de partida para desenvolver o novo visual do vídeo.
A animação feita em 360° ressalta a principal mensagem da música: o mundo inteiro é nossa casa, logo todos somos afetados pelos efeitos do desmatamento. Para contar essa importante história, a campanha emprega uma tecnologia que mergulha o espectador em um mundo em 3D e o faz se sentir parte da ação. O clipe traz símbolos da luta pela preservação, como o muriqui, o tamanduá-bandeira e o mico-leão-dourado, ameaçados de extinção, para mostrar um mundo diferente, em que o progresso e a natureza podem viver em harmonia. “É legal notar que apesar da linguagem digital, todas as espécies retratadas são fiéis às nativas da Mata Atlântica. Usamos a Realidade Virtual para colocar o expectador dentro desse mundo em que fauna e flora coabitam com o progresso das grandes cidades para provocar uma reflexão: o mundo não acabou, ainda é possível encontrar um equilíbrio – e todos fazemos parte disso”, comenta Motta.
Além da animação que poderá ser vista em todos os canais da marca e na TV aberta, a campanha contou com uma fase teaser em que o apresentador Luciano Huck, apoiador da causa, anunciou em primeira mão no Caldeirão do Huck a grande parceria entre Emicida e a ONG e fez um convite ao público para que conferisse uma prévia do resultado no site da marca. Um time de influenciadores digitais fez o lançamento oficial da campanha de 30 anos da Fundação SOS Mata Atlântica por meio de diferentes plataformas, além do próprio apresentador que se propôs a divulgar nas redes sociais.
Com versões de 2’, 5’, 15’, 30’ e 60’ segundos, o filme “30 anos” tem direção de Guilherme Marcondes e produção da Vetor Zero / Lobo. Assinam a criação da campanha Daniel Motta, Daniel Mattos, Luciano Honda, além de Rafael Urenha e Daniel Motta na direção de Criação.
O vídeo é compatível com todos os aparelhos de realidade virtual, mas também pode ser visto em 360º por qualquer pessoa, mesmo sem um headset VR, em smartphones ou no computador.
Ficha Técnica
Título: 30 anos Emicida
Duração: 2’ / 60”/ 30”/ 15” / 5”
Cliente: Fundação SOS Pro-Mata Atlântica
Produto: Institucional
Agência: DPZ&T Comunicações S.A.
Direção Geral de Criação: Rafael Urenha
Direção de Criação: Daniel Motta
Criação: Daniel Motta, Daniel Mattos, Luciano Honda
Atendimento: Elvio Tieppo, Stephanie Fernandes, Laine Santos
Mídia: Agnieszka Porada, Fernanda Petinati, Priscila Serrano, Artur Martins e Juliana Souza.
Planejamento: Fernando Diniz, Alejandro Oszust, Bianca Novaes
Aprovado por: Marcia Hirota, Afra Balazina, Joice Veiga, Jessica Rampazo
RTV: Marina Fridman, Bárbara Polezer, Natalie Tacchi, Brunno Cunha
Produtora: Vetor Zero / Lobo
Direção: Guilherme Marcondes
Coordenador de Produção: Aron Aguiar
Diretor de CG: Olavo Chagas e Mauricio Lobel
Diretor de Animação: Marcio Nicolosi
Pós-Produção: Equipe Vetor Zero
Produção Executiva: Alberto Lopes e Sergio Salles
Atendimento: Marcia Guimarães, Rubia Elias e Thais Lopes
Produtora de áudio: Sonido
Trilha Sonora: Casa do EMICIDA
Finalização de áudio: João Miguel
Locutor: Luciano Huck
Executivo/Atendimento: Muga Reisenberg e Evandro Cavalcanti Neiva Neto