A música faz parte do dia a dia das pessoas, marca os momentos especiais e os lugares que frequentam. Esse foi o insight que a Skol teve para dar início a uma startup de música e lançar o Soundspot, um aplicativo que dá às pessoas o poder de colocar música em lugares e descobrir novos sons ao redor do mundo.
Por meio de um aplicativo ativado por GPS, a nova tecnologia permite ao usuário dizer que som “tem” para ele uma rua, uma praça, um grafite em um muro da cidade ou uma simples parada de ônibus. São mais de 30 milhões de músicas para serem associadas aos seus lugares favoritos.
Cada música marcada em um lugar será visível para os demais usuários que passarem por ali. O aplicativo deve estimular o descobrimento de novos artistas, compor um mapa musical de cada região da cidade e do país e permite ainda que cada usuário crie sua própria rede de influências, seguindo perfis de amigos e artistas. O download do Soundspot é gratuito e está disponível nas plataformas iOs e Android.
Quem assina a criação é a F/Nazca Saatchi & Saatchi, que teve a Hive como parceira no desenvolvimento da tecnologia. Theo Rocha, diretor de criação da agência, conta como foi o desenvolvimento, mas não fala em conclusão: “o projeto ainda deve evoluir muito a partir da experiência das pessoas. Já temos algumas inovações prontas e vamos colocá-las no ar conforme o uso do aplicativo for acontecendo. Estamos trabalhando nesse projeto como numa startup e haverá uma equipe dedicada a ela por tempo indeterminado”.
O lançamento oficial do aplicativo foi na última quinta-feira (17), durante o youPIX, festival de cultura digital do país. Como patrocinadora do evento, a marca realizou diferentes iniciativas, mostrando ao público presente detalhes do Soundspot e como funcionará essa nova forma de conhecer músicas e se expressar por meio delas.