A Siga Antenado e a agência Ogilvy lançam, no dia 9 de julho, a campanha “Vizinho Antenado”. A criação é uma série de curtas produzidos para web e para a TV com a missão de divulgar o programa de substituição das parabólicas em atendimento a uma política pública inédita em todo o país – instalar a nova parabólica digital na casa de milhões de famílias beneficiárias de programas sociais que assistem à TV aberta via satélite.
Os filmes narram a história de oito famílias que representam a diversidade de identidade dos brasileiros e já fizeram a instalação gratuita do kit com a nova parabólica digital. Quem realiza essa operação é a Siga Antenado, entidade não-governamental e sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel, responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (banda C) para o sinal das parabólicas digitais (banda Ku).
A população de fora dos grandes centros e regiões metropolitanas depende da parabólica para assistir aos canais abertos de TV, que ainda são os únicos meios de informação e cultura para muitas famílias. O uso da recepção por antena parabólica é predominante em área rural. Nos domicílios com televisão, em 2021, o percentual dos que tinham recepção por antena parabólica foi de 56,1% em área rural e 17,8% em área urbana, totalizando 22,6% para o país. É o que mostra dados do IBGE, por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD, publicada em 2022. Além disso, o alcance da TV linear chegou a 93% da população brasileira em 2021. Segundo a pesquisa Inside Video de 2022, o tempo médio diário de consumo de TV é de 5h37 por indivíduo.
Com a necessidade de impactar diretamente as famílias de menor renda, consumidoras de TV aberta via parabólica, Siga Antenado e Ogilvy entenderam que a estratégia passa por dar voz à própria população. Os filmes trazem características fortes das famílias brasileiras que a gente encontra por todo o país.
Um dos personagens, Maria Laura, sempre foi fã de Elvis Presley, gosta de ver filmes e adora uma novela. Ela ficava bem chateada quando o sinal da parabólica antiga travava no meio da novela. “A tela ficava branca e perdia o sinal”, conta. “Eu vi uma propaganda dizendo que tinha direito à troca de antena, liguei para a minha filha para ela me ajudar, e a equipe fez a mudança. Até me emocionei, chorei.”
A mineira Aline Saber também comemora a mudança. Ela torce pelos participantes dos realities como se estivesse no programa. “Antes, com a parabólica antiga, era bem desanimador”, conta Aline. “Imagina se a imagem trava no meio de uma eliminação?”.
Já no Nordeste, o casal Jean e Thamillys pega carona na programação que os filhos gostam para incentivar a educação e a formação das crianças. “Minha filha sabe até cantar em chinês”, diz o pai. O casal ainda conta que, antes da mudança da parabólica tradicional para a nova parabólica digital, a TV ficava mais desligada, pois era difícil encontrar sinal. A peça ainda conta um pouco sobre Taise e Bruno, casal apaixonado que, desde a adolescência, vive um romance de cinema.
A websérie ainda traz as histórias dos amazonenses Geremias Pinheiro, que agora assiste à TV com uma melhor qualidade de som e imagem, e de Rafael Almeida, que cuida da casa, do filho e da produção de salgados que sustenta a família.
A produção também foi ao sul do Brasil para conhecer a casa de boneca onde vivem Helena e Raquel e os eternos namorados Getúlio e Soleci.
“Desenvolver uma estratégia de comunicação para impactar a população de menor renda é um desafio enorme”, afirma Patricia Abreu, diretora de comunicação da Siga Antenado. “Precisamos ouvir com atenção o que o público está dizendo e desvendar os melhores caminhos para que nossa comunicação se aproxime e ajude a mobilizá-lo”. A abordagem da marca ao público de menor renda acontece de maneira intensa na programação de TV transmitida para as parabólicas, em rádio, OOH, outdoor social e todo tipo de mídia digital. “A campanha ‘Vizinho Antenado’ responde à ansiedade do nosso público de se reconhecer na TV e nas redes sociais por meio de histórias reais que se assemelham às suas próprias histórias de vidas”, conclui Patricia.
A campanha será lançada simultaneamente no YouTube e nos canais abertos de TV no dia 9 de julho, domingo, em horário nobre. A cada semana, um novo episódio será publicado e a campanha terá exposição em Stories, Reels e TikTok.
“Sabemos que o acesso à informação com qualidade de imagem e som faz diferença na vida das pessoas. Mas ver isso de perto e poder contar histórias íntimas e memoráveis por todo o nosso país, nos mostrou como a TV, de fato, tem papel fundamental na casa dos brasileiros”, diz Danilo Dualiby, diretor de criação da Ogilvy.
Confira o vídeo:
FICHA TÉCNICA:
Criação Ogilvy
Chief Creative: Sergio Mugnaini
Direção de Criação: Danilo Dualiby, Eduardo Doss, Claudia Pimenta
Head of Content: Indra Sestini
CSO: Thais Frazão
CCO: Denise Caruso
Senior Content Strategist: Guilherme Cedran
Community Manager: Geovana Queiroz
Produtor: Hélio Ranieri
Redação: Iasmin Dias, Eduardo Pinho
Direção de Arte: Isabelle Pinheiro, Thiago Amarante
Diretora de atendimento: Ivana Colombo
Supervisora de atendimento: Barbara Amaral
Assistente de atendimento: Vinicius Sena
Diretor de Midia: Pamela Araujo
Diretor de Planejamento: Roberto Vianello
Gerente de Planejamento: Guilherme Novazzi
PR: Raphaela Brito e Gabriella Moura
Aprovação do cliente: Patricia Abreu, André Ciasca, Paula Aguiar, Ludmilla Finatti, Gabriela Salina, Douglas Yoshida, Jacqueline Toledo, Pollyana Caetano e Valéria Donato.