O Santander patrocina a nova edição do ciclo de conferências Fronteiras do Pensamento, um dos principais eventos culturais do calendário brasileiro. A parceria valoriza o acesso à cultura e apoia os debates sobre vários temas para o desenvolvimento da sociedade. Em 2017, o Teatro Santander, inaugurado na capital paulista no ano passado, sediará o ciclo de conferências, que vai de maio a dezembro.
Com o tema “Civilização – A sociedade e seus valores”, o Fronteiras debaterá o momento atual, provocando reflexão sobre a revisão dos valores pessoais e sociais. O tema dessa edição está conectado com o Santander, que acredita que, por meio da cultura, pode-se democratizar o acesso da população a uma visão de mundo diferente. Isso estimula a criatividade e o potencial de transformação de todos.
A abertura do “Fronteiras do Pensamento” no Teatro Santander acontece no dia 17 de maio, com a conferência do físico italiano Carlo Rovelli, um dos pioneiros nos estudos da gravidade quântica.
Na sequência, em 7 de junho, é a vez do “debate especial” promovido pelo evento, entre o filósofo francês Gilles Lipovetsky e o economista brasileiro Eduardo Giannetti. Ainda em junho, no dia 26, o evento recebe o escritor e ativista político israelense Amós Oz.
O ciclo de conferências recebe, ainda, o escritor e jornalista cubano, Leonardo Padura (23 de agosto), o economista francês Thomas Piketty (27 de setembro), o historiador britânico Niall Ferguson (25 de outubro), a economista norte-americana Deirdre McCloskey (8 de novembro) e, por fim, a filósofa norte-americana Martha C. Nussbaum (6 de dezembro).