Poucos brasileiros doam sangue regularmente. Por isso, em muitos momentos do ano, a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo sofre com o nível crítico de seus estoques. Campanhas de massa em mídias tradicionais atraem doadores. Mas muitos dos que chegam possuem tipos sanguíneos que não precisam de doação no momento. Essas iniciativas também costumam ser pontuais, e o sangue, infelizmente, tem prazo de validade curto.
Pensando nisso, o maior hospital filantrópico da América Latina está lançando a ação “Hemoji”, em parceria com a agência Y&R. O objetivo é que o maior número possível de pessoas coloque emojis que representam seu tipo sanguíneo ao lado do próprio nome no Twitter e Instagram. São emojis que já existem e podem ser encontrados em qualquer smartphone.
A partir disso, é possível criar um sistema inédito para localizar doadores, usando os dados das buscas das próprias plataformas. Pela primeira vez, será possível acionar apenas quem tem o tipo sanguíneo necessário, individualmente, sempre que estoques específicos estiverem baixos.
A ação, que já está acontecendo nas redes sociais, gera visibilidade à causa pois possibilita o envolvimento constante da comunidade. Inclusive, logo no primeiro dia da campanha, mais de 30 influenciadores digitais e celebridades já alteraram seus perfis – incluindo nomes como Carolina Dieckmann, Sabrina Sato, Carol Castro, Sidney Magal, Flávia Alessandra, João Guilherme, Adriane Galisteu, Nah Cardoso, Ana Hickmann e Malvino Salvador.