Sabesp lança revistinha educativa no Dia Mundial da Água

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado nesta terça-feira, dia 22 de março, ​a Sabesp promove uma série de iniciativas de conscientização sobre a importância de preservar o meio ambiente e fazer uso racional da água. Uma das atrações é o lançamento da história em quadrinhos “Uso Racional da Água e Saneamento Básico”, assinada por Mauricio de Sousa.

A revista é resultado de parceria entre Sabesp, Mauricio de Sousa Produções, Instituto Trata Brasil e Cúria Metropolitana de São Paulo e traz os personagens Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão, que participam de uma visita à nascente do “Rio Limoeiro”. De lá, eles acompanham as mudanças que o rio sofre (como recebimento de dejetos, produtos tóxicos) até a estação de tratamento de esgoto. A iniciativa conta com a participação também do Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos e da Secretaria de Educação.

O descarte correto do lixo produzido pelas cidades – sejam elas planejadas ou de ocupação irregular – também merece destaque no roteiro. A proposta é mostrar aos estudantes como a falta de água potável pode prejudicar o meio ambiente e também provocar doenças. O material será distribuído em unidades de Ensino Fundamental da rede estadual e poderá ser adotado em sala de aula pelos professores. A cartilha também terá distribuição em igrejas católicas, como parte das ações da Campanha da Fraternidade de 2016, cujo tema é “Casa Comum, Nossa Responsabilidade”.

As ações acontecem nos 365 municípios atendidos pela companhia não apenas na data comemorativa, mas também durante todo mês de março. São atividades voltadas a toda a comunidade, tais como palestras, visitas guiadas a unidades da Sabesp, distribuição de folhetos informativos e orientação a consumidores sobre economia de água e limpeza das caixas d’água em casas e condomínios.