Rumo lança campanha sobre a importância da ferrovia para o agronegócio

A Rumo, operadora de logística ferroviária do País, lançou segunda-feira, 23, a campanha publicitária “O Agronegócio Move o Brasil. A Rumo Move o Agronegócio”. O objetivo da campanha, de circulação nacional, é esclarecer a população sobre as vantagens do modal ferroviário. Também aborda os benefícios da renovação da concessão da Malha Paulista – como a geração de empregos, a movimentação da economia e a garantia de revitalização da principal via logística para o escoamento das crescentes safras agrícolas, que hoje sustentam parte importante do PIB nacional.

A Rumo administra 12 mil quilômetros de malha ferroviária. Conta com mil locomotivas, 25 mil vagões e mais de 13 mil funcionários diretos e indiretos. Além da Malha Paulista, tem outras três concessões: a Malha Norte (em Mato Grosso), a Malha Oeste (que atende Mato Grosso do Sul) e a Malha Sul (concentrada no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná).

A Malha Paulista é o principal corredor logístico do agronegócio brasileiro, interligando o porto de Santos ao coração da produção, no centro-oeste. Pelo contrato original, a concessão da Malha Paulista termina em 2028; a Rumo negocia junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) uma renovação antecipada por mais 30 anos.

Além da Rumo, as empresas MRS, Vale e VLI também já solicitaram formalmente a antecipação da prorrogação contratual. “Essas renovações representam o melhor caminho para se antecipar os investimentos, que vão representar uma revolução sem precedentes na história da infraestrutura brasileira. No caso da Malha Paulista, a renovação viabilizará investimentos de R$ 5 bilhões”, diz Julio Fontana Neto, presidente da Rumo.

Focada na importância da ferrovia para o agronegócio e, por consequência, para o desenvolvimento do País, a campanha conta com um filme publicitário (em exibição na GloboNews e na TV Globo) e anúncios sendo publicados em oito jornais – O Globo, Correio Braziliense, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo, Valor Econômico, Diário da Região (São José do Rio Preto-SP), A Tribuna (Santos-SP) e Diário de Cuiabá – e seis revistas – Veja, Exame, IstoÉ, Época, Carta Capital e Revista Ferroviária. Tanto nos vídeos quanto nas peças gráficas, foram trabalhadas imagens de trens e do setor agrícola com cortes geométricos e cores que remetem à bandeira nacional.

“O Agronegócio Move o Brasil. A Rumo Move o Agronegócio” foi inteiramente concebida e executada pela Loures Consultoria, agência de comunicação estratégica fundada em 2015. “O principal desafio da campanha era comunicar a relevância da Malha Paulista para públicos tão diversos”, diz Alexandre Loures, sócio-diretor da agência. A solução encontrada foi veicular as peças nos meios televisivo, impresso e digital em diferentes praças. “Com a interconexão de mensagens em diversas mídias, buscamos atingir, com inteligência e estratégia, todo o público interessado no assunto”, ressalta Loures.

Assista ao filme da campanha:

Ficha Técnica:

Agência: Loures Consultoria
Cliente: Rumo Logística
Título: Rumo Move o Agronegócio
Produtora: Na Laje Filmes
Diretor: Fausto Noro
Diretor de fotografia: André Besen
Produtora de áudio: Noizy Studio
Finalização: Clandestino
Data da primeira inserção: 23/10