Determinada a incentivar a promoção da saúde, a Rede D’Or São Luiz realizará no fim de semana (05 e 06 de abril) que antecede o Dia Mundial da Saúde (7 de abril) uma campanha de marketing de utilidade para estimular as pessoas a terem um estilo de vida mais saudável. Desenvolvida pela agência Interessa, a campanha, batizada de Motiva Móvel, será realizada em áreas de lazer de três pontos estratégicos da cidade do Rio de Janeiro (Lagoa, Maracanã e Barra da Tijuca) e consiste em estimular a prática de exercício físico por meio de um comboio de bicicletas elétricas.
O promotor de cada bicicleta terá uma função diferente. O primeiro irá segurar um grande abanador para refrescar os atletas. A segunda bicicleta terá uma caixa de som que emitirá gritos de torcida motivacionais. Os demais promotores irão distribuir água e toalha para dar um gás extra. “A gente sabe como é complicado dar o primeiro passo para sair do sedentarismo. Não desistir é muito difícil. Quando se tem alguém caminhando ou correndo ao lado, com uma postura vibrante, é como se a gente descobrisse uma carga de energia que nem sabia que existia. A campanha foi desenvolvida a partir dessa sensação”, explica Marselha Brandão, gerente de Marketing e Comunicação Interna da Rede D’Or São Luiz.
Para atingir as pessoas sedentárias, que não praticam exercício, a campanha prevê a distribuição de panfleto com dicas para atletas iniciantes, como a importância do tênis correto e a vantagem de ouvir música durante a caminhada ou corrida. No dia 05 de abril, a atividade será realizada na Lagoa (7h às 12h) e o Maracanã (15h às 20h). Já no dia 06 de abril, será na Barra da Tijuca (7h às 12h). A iniciativa envolverá, em cada ponto, quatro bicicletas, dez promotores e dois apoios.
A opção pelo marketing de utilidade como a abordagem mais adequada para essa campanha do Dia Mundial da Saúde foi natural. “As marcas passam a exercer um papel fundamental para as pessoas ao fornecer algo que melhora suas vidas de alguma forma. Esse conceito do marketing de utilidade está bastante alinhado com os cuidados com a saúde. Ao tomar atitudes preventivas, as pessoas automaticamente irão melhorar suas vidas”, explica Marselha.