Os dados em tempo real de 15 mil ônibus e 19 mil pontos de ônibus de São Paulo são disponibilizados pela SPTrans, mas somente usuários que têm internet no celular conseguem ter acesso a essas informações. Por outro lado, a cidade tem mais de 25 mil orelhões que são pouco utilizados. Com o objetivo de dar nova utilidade pública a esses telefones, a Red Bull lança sistema que disponibiliza gratuitamente os horários e linhas de ônibus que passam pelos pontos.
Ao ligar no número 0800-887-0878 de um orelhão, o sistema usa dados abertos da Anatel para identificar a localização do usuário e cruza essa informação com os dados da SPTrans para saber qual o ponto mais próximo e informar em quanto tempo chegam os ônibus.
Red Bull – Smart Orelhões from LDC on Vimeo.
O projeto foi criado pela agência LDC para divulgar o Red Bull Basement, um festival de hackers e makers que oferecerá uma série de encontros com temas relevantes para inspirar mudanças na cidade com o uso de novas tecnologias. “Acreditamos que a melhor forma de passar para o público o conceito de um evento que discute ideias de hacks para melhorar a cidade é entregar isso na prática. A intenção é que esse serviço fique como um legado para a cidade” comenta Raphael Franzini, diretor de criação da LDC.
O evento acontece no dia 20 de agosto no Red Bull Station (Praça da Bandeira, 137 – Centro).