A Dona Benta, da J.Macêdo, estreou no Comida di Buteco com o Prêmio Receita de Carinho Dona Benta: mais 500 botecos toparam o desafio de concorrer com receitas de petisco, entrada, prato principal ou sobremesa que utilizam um ou mais produtos da marca. Ontem,23, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo (SP), ocorreu a festa de premiação, para 600 convidados, ocasião em que foram conhecidos os vencedores nacionais do Comida di Buteco e do Prêmio Dona Benta. O boteco Rancho Vô, de Campinas (SP), levou os dois prêmios, respectivamente, com os petiscos Joaquim Mineirice Uai! e Croquete do Vô Quinzinho.
O Comida di Buteco, criado em 2000, teve a primeira etapa do concurso deste ano realizada entre os dias 13 de abril e 13 de maio. Ela abrangeu 21 cidades das cinco regiões brasileiras. Os botecos apresentaram os tira-gostos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visitaram, votaram e elegeram os campeões regionais, avaliando quatro categorias (petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida). O petisco teve 70% do peso da nota e as demais categorias, 10% cada. O voto do público valeu 50% do peso total e o dos jurados, também 50%.
A segunda etapa do Comida di Buteco ocorreu ao longo de junho, por meio de uma comissão especial de jurados que visitou os campeões de cada cidade e fez a avaliação das mesmas quatro categorias da primeira fase. O resultado final foi conhecido ontem dia 23 de julho.
Já o Prêmio Receita de Carinho Dona Benta, baseado nas decisões da comissão de jurados (em votação secreta), somou R$ 40 mil, valor distribuído entre os botecos vencedores de cada cidade participante. Eles também recebem o troféu Receita de Carinho Dona Benta. A avaliação levou em conta três quesitos: sabor, criatividade e apresentação.
Outros R$ 10 mil vão para o melhor colocado no concurso nacional do Comida di Buteco com receita que leve produto Dona Benta: Rancho Vô, de Campinas (SP), com o petisco Croquete do Vô Quinzinho, foi o vencedor.