O programa Unidos por Crianças Mais Saudáveis inicia neste mês de agosto uma nova fase de operação e chega à região metropolitana de São Paulo por meio de uma parceria com escolas do Programa das Escolas Associadas à UNESCO. Idealizado pela Nestlé, o projeto tem como objetivo engajar diversos setores da cidade na melhoria da Nutrição, Saúde e Bem-Estar das novas gerações.
Nesta nova fase, o programa será implementado em quatro escolas: Escola Bosque, Colégio Guilherme Dumont Villares, Colégio Presbiteriano Mackenzie e Colégio Pentágono. As atividades começam a ser desenvolvidas já neste mês de agosto, com a apresentação dos conceitos e metodologias para os pais e professores. As unidades fazem parte do Programa de Escolas Associadas (PEA), criado pela UNESCO e que hoje está presente em mais de 130 países.
A parceria do programa com a Regional São Paulo do PEA-UNESCO teve como ponto de partida a identificação de uma agenda comum. A ONU (Organização das Nações Unidas) declarou 2016 como o “Ano Internacional das Leguminosas”, levando o tema para as escolas da rede UNESCO. O consumo deste grupo de alimentos é também um dos pilares trabalhados dentro do programa Unidos por Crianças Mais Saudáveis. A partir desta sinergia de temas, foi construída a parceria entre as partes.
O programa Unidos por Crianças Mais Saudáveis utiliza como ferramenta de engajamento o game Legião dos Super Poderes, no qual cada participante tem sua própria “jornada de desenvolvimento dos superpoderes”, estimulando o aprendizado por meio de desafios e missões saudáveis a serem vencidos também na vida real, mobilizando crianças e adultos de forma divertida, ativa e voluntária sobre a importância de incluir em seu consumo diário frutas, legumes, leguminosas, verduras e água, além da prática regular de atividades físicas.
“A chegada a São Paulo é uma conquista importante após os resultados positivos com a nossa experiência com o projeto piloto em São José do Rio Pardo. O programa reforça o compromisso e a responsabilidade da Nestlé com a sociedade ao estimular hábitos saudáveis de alimentação, aliados à prática de atividades físicas”, destaca Barbara Sapunar, Head de Nestlé in Society na Nestlé Brasil.