Dia 24 de abril é comemorado o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais. Para celebrar a data, a PlayKids lançou Min e as Mãozinhas, a primeira série de animação produzida 100% em libras. Ao todo, serão 13 episódios de oito minutos cada que vão abordar assuntos como as barreiras de comunicação e como elas podem ser quebradas.
Abordando como tema principal o ensino da língua de sinais, a série tem o cuidado de transmitir de forma intuitiva, sem falas ou tradução, instruções para as criança. Além disso, utiliza um método cumulativo de aprendizado, no qual em cada capítulo o espectador conhecerá sinais novos e revisará os já aprendidos. O conteúdo pode ser aproveitado pelo público surdo por meio de vibrações e onomatopéias na tela e sem a necessidade de adaptação, tradução ou legendas, já que a série não tem falas.
Pensado para os pequenos na faixa etária entre 3 e 6 anos, a história se baseia no dia a dia de Yasmin (ou Min, como prefere ser chamada). Ela se apresenta como uma garota muito prestativa, que sempre consegue superar as barreiras de comunicação e que adora ensinar as pessoas e cuidar dos animais. Durante cada episódio, a mensagem de amizade e a importância da comunicação são apresentadas de maneira didática, objetiva e interativa.
“Somos mais do que grandes players do mercado de conteúdo educativo infantil. Queremos criar também um ambiente saudável para todos os pequenos. Nós trabalhamos para incluir a questão da diversidade na vida das crianças desde cedo”, ressalta Fernando Collaço, head de conteúdo e comunicação da PlayKids.