Como forma de sensibilizar a população sobre os cuidados e tratamento de doenças raras no Brasil, a Pfizer acaba de lançar um projeto de conscientização e apoio a causa. Na campanha “Cuidados Raros”, o laboratório encontrou uma maneira sensível e proprietária de abordar o assunto.
A animação conta a história de amizade entre um menino e uma planta rara: um Jacarandá Mimoso (Jacaranda cuspidifolia). Com a narrativa, a marca faz uma alegoria entre os cuidados, atenção e rede de apoio necessários para duas vidas raras: a de um paciente e de uma espécie da Mata Atlântica. A campanha foi cocriada pela Ogilvy Brasil.
A animação traz como cenário uma floresta e um curioso garotinho como protagonista. A animação está sendo veiculada nas redes sociais da Pfizer, e tem objetivo de alcançar e sensibilizar o maior número possível de pessoas. Não à toa, depoimentos reais de pacientes encerram o filme, tornando a história mais próxima, ajudando no entendimento sobre as condições especiais de quem tem essas enfermidades.
Entre elas está cardiomiopatia amiloidótica por transtirretina (conhecida como Amiloidose Cardíaca). “Sabemos que existe uma forte carência de informações sobre o universo das Doenças Raras, por isso a importância desta campanha”, explica Adriana Ribeiro, diretora Médica da Pfizer Brasil. “A grande maioria dos pacientes leva anos para receber o diagnóstico correto, atrasando o início do tratamento”, completa.
Para tornar mais perenes as conversas e a sensibilização do público, a marca anunciou também apoio ao Programa Florestas do Futuro da SOS Mata Atlântica. O objetivo é o plantio de cinco mil mudas de árvores raras ou em extinção nas florestas brasileiras. “Encontramos uma maneira sensível, criativa e didática para conscientizar as pessoas sobre as formas de diagnóstico, tratamento e cuidado de pessoas com doenças raras, evidenciando o quanto esses casos são sensíveis e especiais”, destaca Rafael Figueiredo, diretor de criação da Ogilvy Brasil.
Atualmente, estima-se que o país tenha mais de 13 milhões de pessoas nessas condições, entre adultos e crianças. Entre algumas dessas doenças estão a Amiloidose, Hemofilia A, Distrofia Muscular de Duchenne e Síndrome de Prader-Willi. O grande desafio para o tratamento das doenças passa pelo seu diagnóstico, uma vez que elas contam, muitas vezes, com sintomas comuns, facilmente confundidos com outras enfermidades.