A Patrus Transportes adotou um novo posicionamento de comunicação acompanhado de uma marca renovada. O novo visual é inspirado pelas transformações que a empresa passou ao longo de 46 anos de atividades e se apoia nos modernos conceitos de gestão que hoje a colocam numa posição destacada no segmento de transportes e logística.
Segundo o presidente da companhia, Marcelo Patrus, a antiga identidade visual não expressava mais a cultura da empresa e não materializa todo o investimento em tecnologia e inovação aportados no negócio; daí, a importância da mudança. Para a nova identidade visual, a Patrus encomendou um estudo da Interbrand —consultoria líder de marcas no mundo— e contratou a agência Plan B para o desenvolvimento da campanha de divulgação. Segundo a diretora de estratégia da Interbrand, Laura Garcia, a nova assinatura busca refletir a cultura atual da empresa e reforça o papel de conectar indústrias e pessoas. “As linhas paralelas presentes na nova marca refletem a parceria e a conexão com os clientes; o laranja foi incorporado para mostrar o vanguardismo e a inovação da empresa e o vermelho representa continuidade da história da Patrus”, explica.
Além da logo, foram revisitados os pilares estratégicos da marca e o posicionamento, impulsionando o desejo da empresa de ser percebida pelo mercado como uma parceira das melhores decisões logísticas. “Este momento é de grande importância para os próximos passos do crescimento da Patrus; é uma nova etapa da história da empresa e a nova marca é um símbolo dessa transformação”, avalia a diretora presidente da Look + Feel Consultoria, Príscilla Duarte, que coordenou o desenvolvimento do novo posicionamento da Patrus.
O trabalho da Interbrand contou com um estudo de mercado e entrevistas com colaboradores e clientes da empresa, para construir uma identidade que expressasse o novo momento que a empresa está vivendo. Esse trabalho apontou que a Patrus Transportes possui um Net Promoter Score (NPS) de 82%, metodologia que tem o objetivo de mensurar o grau de satisfação e fidelidade dos consumidores.
“Sabemos que nossos clientes são pressionados por resultados. Eles monitoram a nossa performance constantemente, buscam parceiros que entendam as particularidades do seu negócio, que tragam inovação ao processo de transporte e que sejam flexíveis, para tornar as decisões mais rápidas, sem impactar nas entregas. Nossas inovações permitem atender essas expectativas”, explica Marcelo Patrus.