Inúmeros monumentos históricos no Oriente Médio foram destruídos por diferentes guerras nos últimos. Essa enorme perda cultural tem um impacto ainda mais significativo para as novas gerações, que nunca poderão visitar ou ter contato com esses patrimônios. Pensando nesse cenário, foi desenvolvido o projeto History Blocks que conta com o apoio da UNESCO.
A iniciativa acontece por meio do Minecraft Education Edition, plataforma da Microsoft com caráter pedagógico utilizado em escolas ao redor de todo o mundo. O projeto teve colaboração de professores que orientaram através de um plano de aulas a construção colaborativa de monumentos destruídos pela guerra no Oriente Médio e que já foram projetados na plataforma.
A estreia do History Blocks aconteceu em fevereiro deste ano na Escola Bosque, localizada na zona sul de São Paulo, – reconhecida pela Microsoft e UNESCO como escola modelo no uso de tecnologia como ferramenta de ensino no país – que foi escolhida para receber o protótipo do projeto e testar a aceitação da iniciativa pelos alunos. Bem sucedidas, as recriações digitais de dois grandes monumentos foram 100% completadas pelos estudantes em cerca de duas semanas.
“É surpreendente ver o nível de envolvimentos dos alunos com o projeto History Blocks. Ao mesmo tempo que resolvem desafios complexos de geometria, lógica e abstração, é possível ver como eles se interessam pela cultura e pelas histórias por trás dos monumentos e de sua devastação. Para muitos deles, foi a primeira vez que conceitos como destruição cultural e opressão ideológica foram apresentados e, com eles, mostramos a importância da preservação dos patrimônios da humanidade”, conta Silvia Scuracchio, diretor pedagógica da Escola Bosque.
O projeto já está presente em escolas em mais de 30 países. Qualquer escola que utiliza o Minecraft Education Edition vai poder acessar o plano pedagógico, que em um primeiro momento está em inglês. O passo a passo também estará disponível no site do projeto.
O plano pedagógico foi desenvolvido com o apoio do professor Francisco Tupy, um dos principais especialistas em Minecraft no Brasil e referência na aplicação de jogos como método para aprimorar o ensino.
“A tecnologia é um instrumento para transformar a educação e trazer à tona metódos antes inimagináveis de ensino. O projeto com a Unesco abre uma nova possibilidade para alunos de todo o mundo estudarem obras importante da nossa história”, afirma Daniel Maia, gerente de programas acadêmicos da Microsoft Brasil.
Confira o filme sobre o projeto:
Ficha técnica:
Titulo: History Blocks
Anunciante: Unesco
Produto: History Blocks
Agência: Africa
CCO: Sergio Gordilho
ECD: Sophie Schonburg
Head of Art: Bruno Valença
Redator: Daniel Ogawa, Raphael Vandystadt, Juliana Leite, Felipe Duarte
Diretor de arte: Rick Garcia, Sergio Gordilho, Adriana Barreto
Diretor de Projetos especiais: Monique Lopes Lima
Gerente de Projetos especiais: Juliana Leite, Fernanda Segura
Produtor de Projetos especiais: Julia Newman, Isabela Levy, Fernando Alonso.
Diretor de relações institucionais e sustentabilidade: Raphael Vandystadt
Diretor de conteúdo: Filipe Botton
PR: Fabiana Antacli, Carina Miranda e Débora Bacaltchuk
Planejamento: Rodrigo Maroni, Rafael Camilo
RTV: Rodrigo Ferrari, Tais Olhiara, Mariana Hermeto.
Produtora/filme: Hungry Man – R. Wisard, 305 – 12 – Vila Madalena, São Paulo – Cep 05434-080
Direção/filme: Fabio Pinheiro
Direção/fotografia: Thiago Beck
Atendimento produtora: Luisa Ferreira
Produção Executiva: Renata Correa e Rodrigo Castello
Produtor: Bruna Martinelle e Carolina Popoviski
Coordenação de produção: Fernanda Laignier
Coordenação de pós-produção Hungry Man: Rodrigo Oliveira
Pós-produção e finalização: Asteroide Filmes
Produtor executivo de pós-produção: Francisco Sandmann
Diretor de pós- produção: Giuliano Biondi
Coordenador de pós-produção: Allan Carvalho
Editor de pós-produtora: Iago Mauad
After Effects : Lucas Fuse
Montador: Cadu Silveira / Marssola Rodrigues
Color Grading: Marla Color Grading
Produtora de Som : Punch Audio