terça-feira, abril 1, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAnunciantesPARC Autódromo em Curitiba cria campanha com uma capivara

PARC Autódromo em Curitiba cria campanha com uma capivara

O PARC Autódromo, empreendimento em Curitiba (PR) já certificado como o bairro mais sustentável do mundo com a maior nota global no selo LEED Platinum for Communities, lança campanha que coloca a experiência de uma personagem inusitada em destaque.

Uma capivara, animal-símbolo da região, é responsável por apresentar o projeto em uma ação criativa pensada para se conectar com o público curitibano de forma única. 

O objetivo da campanha é retratar como até mesmo esses animais, conhecidos por sua presença em um dos principais parques da cidade, ficaram encantados com a qualidade de vida oferecida pelo empreendimento e foram atraídos ao local. Com selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), na categoria Platinum, o PARC Autódromo reflete a integração com o meio ambiente e coloca as pessoas no centro. Com VGV estimado em R$ 5 bilhões, o bairro-parque está localizado em Pinhais, onde funcionava o Autódromo Internacional de Curitiba, e tem assinatura do urbanista Jaime Lerner e do escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados.

Toda a estratégia de marketing do novo bairro planejado, incluindo storytelling de marca, renderizações 3D, filmes, tours interativos e tecnologias imersivas, foi desenvolvida pela Elephant Skin, plataforma criativa global com soluções completas para o mercado imobiliário. Segundo o sócio-fundador da companhia, Henrique Driessen, a criação do personagem e do vídeo nasce de uma imersão profunda no propósito do PARC – um bairro que abraça todos os ritmos. Mais do que uma representação, o personagem estabelece uma conexão real com o público, enquanto o bairro se torna o palco onde cada história ganha vida.

O desafio era conectar um projeto de infraestrutura urbana ao dia a dia das pessoas, permitindo que elas se imaginassem vivendo ali e compreendessem o impacto real dessa escolha em suas vidas. “Para isso, escolhemos a capivara – um personagem querido e símbolo da região – como protagonista da história, criando uma conexão autêntica com o público. Na apresentação da campanha, arriscamos ao incluir uma imagem da capivara se mudando do Parque Barigui para o PARC, acompanhada da frase Até elas vão querer se mudar. A recepção foi extremamente positiva pelo pessoal da BairrU, reforçando o acerto da escolha. Além disso, a ideia da Bairru de integrar os boxes do antigo autódromo foi essencial para criarmos uma experiência verdadeiramente imersiva, permitindo que os visitantes vivenciem o projeto de forma única”, destaca Driessen.

O diretor de Filme da Elephant Skin, Alix Silgueiro, explica que “mais do que simplesmente contar a história do bairro, resolvemos contar uma história que acontece dentro dele”, com uma capivara que interage com os diversos features e apresenta os seus principais principais atrativos. “Além disso, ao escolher a capivara como ‘moradora’ do local, fomos capazes de romper com estereótipos de gênero, raça ou qualquer outra possível barreira, transmitindo a mensagem de que o PARC é, de fato, para todos. Essa escolha reforçou ainda mais o slogan central da campanha: Um Bairro, Todos os Ritmos“, sintetiza Silgueiro.

Para Camila Jardim, Head de Growth da Bairru, o desafio do branding e marketing era construir uma marca que conseguisse transmitir a grandeza do projeto urbanístico com o marco histórico de trazermos um estilo de vida único de um bairro voltado para as pessoas, onde o principal objetivo são as conexões e o bem estar dos seus moradores. “Junto com a Elephant Skin, desenvolvemos uma marca forte, com uma personalidade que se relaciona diretamente à cultura da região. A comunicação leve e autêntica cria uma relação verdadeira com as pessoas, enquanto a campanha publicitária, marcante e impactante, destaca o projeto de forma única, diferenciando-o de outros empreendimentos imobiliários”, diz Camila.

Construir o PARC foi um ato de visão e coragem. “Fazer um bairro do zero exige mais do que planejamento. Exige acreditar que as cidades podem – e devem – ser diferentes. Olhamos para um espaço que um dia foi asfalto e velocidade e enxergamos parques, crianças brincando, gente caminhando e capivaras é claro, vivendo de um jeito mais humano. Esse é o PARC. Não estamos apenas construindo prédios, estamos contando uma nova história para a região. A Elephant Skin entendeu isso e transformou esse propósito em algo que as pessoas podem sentir. Isso é essencial para o que estamos criando aqui.” diz Fernando Bau.

Artigos relacionados

Novidades