domingo, dezembro 7, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAnunciantesONG CVV lança ação #1emcada6

ONG CVV lança ação #1emcada6

Uma em cada seis pessoas no Brasil já pensou seriamente em tirar a própria vida. É esse dado alarmante que a ação #1emcada6 traz à tona, transformando números em rostos e vozes para ampliar o alcance de uma epidemia silenciosa: o suicídio. Neste Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10), a ONG CVV (Centro de Valorização da Vida) uniu-se a dezenas de influenciadores, músicos, atores e celebridades para que suas próprias imagens ilustrassem essa estatística.

“Com o dado ganhando rosto e voz, consequentemente ele ganha alcance”, afirma Edu Cabral (ex-WMcCann/Africa), idealizador e líder do projeto, que há oito anos reúne voluntariamente um coletivo de comunicadores para levar a campanha adiante sem qualquer investimento financeiro.

No ambiente digital, a ação contou com nomes como Luísa Sonza, João Guilherme, Evaristo Costa, Douglas Silva, João Vicente, Susana Vieira, Diogo Defante e Luiza Possi, entre dezenas de outras pessoas que emprestaram suas audiências para dar visibilidade ao tema. São mais de 100 pessoas engajadas em collab, repost, stories com vídeos exclusivos sobre o tema, dentre outras ações que buscam amplificar a conversa sobre saúde mental no Brasil. Confira aqui um dos posts: https://www.instagram.com/p/DOaIx6qDgx3/?img_index=1

“Queremos mostrar que o raio do suicídio é invisível, mas está muito próximo de nós. Não existe idade, CEP ou classe social. A intenção é quebrar o tabu e fomentar a conversa sobre saúde mental”, completa Cabral.

A ação também ocupa espaços físicos nas principais capitais do país com mídia OOH e dentro de algumas ddas maiores favelas brasileiras, como Paraisópolis e Heliópolis.

“As peças de OOH foram propositalmente objetivas, entregando a estatística nua e crua para chocar e provocar conversa em torno da informação”, explica João Lovise (F/Malta), também idealizador da ação.

Este ano, além da mobilização de comunicadores independentes, empresas também se engajaram no projeto. O apoio contou com Mynd, SUBA, JCDecaux e Comunidade Door.

Para Thiago Ito (Fbiz), outro integrante do coletivo, o desafio é ainda maior: “se 1 em cada 6 pensa em suicídio, nossa missão é que 6 em cada 6 falem sobre o assunto. Nosso kpi é claro: se uma vida for salva, já cumprimos nosso papel como comunicadores da causa”, finaliza Ito.

A dimensão do problema:

  • No Brasil, uma pessoa morre por suicídio a cada 45 minutos.
  • No mundo, a cada 40 segundos alguém tira a própria vida.
  • São cerca de 11 mil mortes por ano no Brasil — número que supera, por exemplo, o de vítimas de acidentes de trânsito em muitas capitais.
  • Suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos (OMS).
  • Para cada morte, estima-se que até 20 pessoas tentam se suicidar.
  • A maioria dos casos poderia ser prevenida com apoio, acolhimento e tratamento adequados.

Acompanhe a ação no Instagram do CVV: https://www.instagram.com/cvvoficial/

Artigos relacionados

Novidades