OLX estreia campanha interativa de Natal

A OLX estreia nesta semana uma campanha interativa digital. Desenvolvida pela Blinks, em parceria com o Google, a iniciativa, batizada de Natal Felizão, tem o objetivo de mostrar como os brasileiros podem melhorar as comemorações natalinas, mesmo no atual momento de crise econômica do país, ao venderem itens que não usam mais na OLX.

A principal ação do Natal Felizão é um filme interativo, disponível no hotsite da campanha natalOLX.com.br. No vídeo, os pais entregam um presente de Natal ao filho que fica decepcionado ao abrir o embrulho e deparar-se com um conjunto de cuecas bege de presente. A partir daí, o filho pede para que o internauta ajude a melhorar a festa da família, interagindo com a ação, por meio de um smartphone. A ação também estará disponível na página da OLX no YouTube, que  representa um ponto de acesso, principalmente entre jovens, cada vez mais relevante.

Na prática, o internauta precisa sincronizar seu smartphone com o vídeo no computador, transformando-o em uma segunda tela interativa. O internauta deve direcionar o dispositivo móvel para o filme para encontrar objetos em cena e simular a venda dos mesmos na OLX. Cada objeto vendido é automaticamente transformado em uma melhoria na casa da família e na festa natalina.

Além disso, o vídeo tem uma versão de experiência somente para desktop ou somente no smartphone na qual o internauta interage com a cena sem precisar sincronizar.

“A campanha tem o tom bem-humorado, que já é a marca registrada da OLX. Além disso, a ação tem uma linguagem focada no público jovem, que representa uma parte importante dos usuários da plataforma e tem sido um dos pilares para disseminar a cultura de uso dos classificados online gratuitos no país”, afirma Roberto Cury, gerente de Marketing Digital da OLX. “Queremos disseminar, ainda mais, a cultura de compra e venda de usados, principalmente nesse momento de crise econômica para ajudar as pessoas conseguirem um dinheiro extra para investir nas comemorações de fim de ano”, finaliza o executivo.

“As pessoas vão poder ‘brincar’ com os elementos do vídeo”, explica Maria Fernanda Ceravolo, Diretora Criativa do The Zoo, no Google Brasil. “A ideia é mostrar como o Natal pode ficar mais ‘gordo’ se elas venderem coisas que não precisam ou não querem mais e usarem o dinheiro para investir na comemoração e nos presentes”, diz Ceravolo.

Ainda como parte da campanha Natal Felizão, a OLX lança uma calculadora virtual, hospedada no mesmo hotsite que calcula automaticamente o valor de itens que estão sem uso e que poderiam ser vendidos. Para isso, basta que o usuário coloque o quanto gostaria de gastar com as festas de final de ano e selecionar itens que tem intenção de vender na plataforma colocando somente a descrição do produto e, imediatamente, a calculadora fornece um valor médio ao fazer uma comparação com os itens de anúncios semelhantes, que estão ativos na OLX.

“O objetivo é estimular que as pessoas percebam o valor dos itens que têm parados em casa e que poderiam ser vendidos na OLX”, pontua Roberto. Uma recente pesquisa realizada pelo IBOPE, a pedido da OLX, estima que cada brasileiro tem, em média, mais de R$ 1,8 mil em produtos usados em casa que poderiam ser vendidos.