A Oi lança nesta quarta-feira (14/6) com pioneirismo na América Latina a tecnologia FTTR (Fiber To The Room) – solução inovadora, desenvolvida pela Huawei, que chega com a fibra ótica nos diversos cômodos da residência ou empresa do cliente sem necessidade de realização de obra e sem interferir na decoração dos ambientes. A tecnologia garante uma nova dimensão em conexão, permitindo aplicações como videoconferências, vídeo 8K, realidade virtual, transmissões ao vivo e HD multicanal, além de casa inteligente e outras soluções de IoT, com ainda mais eficiência, garantindo a melhor entrega da conexão por fibra em todos os cantos das casas ou das empresas. A novidade, lançada com o nome de Oi Fibra X, vem complementar o portfólio de serviços de fibra da Oi, atendendo a uma demanda cada vez maior dos usuários por serviços digitais inovadores com conexão estável e de altíssima velocidade que garantam a melhor qualidade de navegação em todos os ambientes das casas ou das empresas, em qualquer momento.
“A Oi tem como objetivo se tornar líder em conexões por fibra ótica e serviços digitais no Brasil e para isso vai lançar no mercado produtos inovadores que garantam a melhor experiência dos clientes em suas residências e empresas. O pioneirismo no lançamento do FTTR na América Latina faz parte dessa estratégia, afirma o CEO da Oi, Rodrigo Abreu.
“Mesmo com a melhor conexão em fibra ótica, com altíssima velocidade e estabilidade, temos percebido que muitas vezes o cliente não fica totalmente satisfeito devido a uma limitação da cobertura Wi-fi dentro da casa. O sinal bate nas paredes e não chega na mesma intensidade em todos os cômodos. Quando o cliente instala um Wi-fi mais potente para tentar resolver esse tema, também pode começar a interferir com o Wi-fi dos vizinhos. Com o FTTR, este problema está resolvido, pois levamos a fibra para todos os cômodos necessários e o cliente tem a melhor internet em todos os cantinhos de toda a casa ou do seu negócio”, acrescenta Roberto Guenzburger, diretor de Consumidor e Empresarial da Oi.
“O grande desafio para cabear com fibra a casa do cliente é a necessidade de usar a tubulação interna existente. Muitas vezes, os dutos estão obstruídos ou demandam obras, pois estão atrás de móveis ou é necessário perfurar paredes. Sabemos que isso é um grande transtorno para o cliente, por conta de sujeira e pela possibilidade de danificar algo. Com o FTTR, podemos cabear muito rapidamente uma casa ou um apartamento grande de forma limpa e eficiente, pois a fibra é instalada por fora da parede aplicada por meio de uma ferramenta específica para essa finalidade”, explica Ricardo Drumond Andrade, diretor de Tecnologia e Operações da Oi.
“A Huawei se orgulha em fazer parte do lançamento da tecnologia FTTR no Brasil em conjunto com a Oi. A novidade permitirá que mais lares brasileiros tenham uma experiência de uso melhor do wi-fi. Esta parceria com a Oi simboliza nosso compromisso com a inovação, dessa vez com a primeira oferta da tecnologia FTTR a consumidores em toda América Latina. A Huawei investe muito em pesquisa e desenvolvimento, e busca trazer sempre inovações para o mercado de TIC no Brasil”, afirma Sun Baocheng, CEO da Huawei Brasil.
A instalação do FTTR resolve os problemas de obstrução na casa do cliente, pois além da utilização da estrutura de dutos existente, de uma forma simples e fácil, a solução utiliza um cabo micro-ótico transparente, por fora da parede, praticamente invisível, sem interferir na arquitetura ou decoração do ambiente.
A Oi inicia a oferta da Oi Fibra X hoje em um lançamento controlado que será realizado na cidade de Blumenau (Santa Catarina) e se estenderá gradativamente para outras cidades onde a companhia disponibiliza seu produto de internet por fibra ótica, a Oi Fibra.
“A Oi foi a primeira em crescimento de participação de mercado de fibra ótica no ano passado, com bons números de casas conectadas e fibra passada. Esperamos continuar a crescer muito em fibra nos mercados residencial, empresarial e corporativo”, acrescenta Abreu. A Oi também vai explorar todas as áreas de receitas adjacentes ligadas à fibra, indo além da conectividade. Isso envolve serviços de conteúdo, marketplace, soluções tecnológicas para casa e escritório, serviços digitais com parceiros de educação, de saúde, de serviços financeiros, de logística e de atendimento ao cliente.
Segundo dados do último relatório divulgado pela Anatel, relativo a março de 2022, a Oi Fibra foi líder entre os grandes players no crescimento do mercado de banda larga via fibra ótica no país, com cerca de 43,8% de adição líquida (o que corresponde a aproximadamente 1,1 milhão de acessos), número superior à média do mercado. Com os novos assinantes da Oi Fibra nos últimos 12 meses, a Oi registrou média de 88,6 mil novos clientes por mês.
A receita da Oi Fibra atingiu um patamar de R$ 2,945 bilhões em 2021, um crescimento de 113% no comparativo com o ano anterior. Entre os principais fatores que contribuem para o desempenho da Oi Fibra estão a qualidade do serviço, com altas velocidades, estabilidade e baixa latência por ser conectado por pura fibra até o modem do cliente, a agilidade na expansão da oferta do produto e o acesso a conteúdos relevantes, por valores competitivos.
Para marcar o lançamento de tecnologia FTTR, a Oi montou em São Paulo um espaço para que jornalistas e influenciadores pudessem conferir e experimentar pessoalmente os benefícios da solução com as seguintes demonstrações:
Teste de velocidade em Gigabit – Demonstração evidencia que a solução FTTR é capaz de prover ao usuário 1Gbps de velocidade em qualquer cômodo da residência. Com a solução FTTR, o usuário terá a experiência de ter 1Gbps de velocidade em qualquer dispositivo que estiver conectado.
Gerenciamento de rede – Mostra que com o APP do FTTR o usuário é capaz visualizar toda a topologia da sua rede e gerenciá-la de forma simples, rápida e fácil.
Celulares simultâneos – Demonstra que a solução FTTR é capaz de suportar diversas aplicações executadas ao mesmo tempo, sem perda de qualidade e provendo ao usuário uma excelente experiência no Wi-fi por todos os ambientes da residência ou empresa.
Quarto Gamer – Um comparativo entre soluções de conectividade evidencia a excelente experiência em jogos que o FTTR proporciona, com mais velocidade, ausência de delays e baixa latência.
Cenário Metaverso – Demonstra que a solução FTTR já é capaz de suportar serviços de Realidade Virtual e de Metaverso por meio de uma aplicação real.