A Oi e o Oi Futuro divulgam nesta quarta-feira, 26 de janeiro, o resultado do 17º Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, com projetos realizados em todas as regiões do Brasil e que vão compor a programação do Centro Cultural Oi Futuro, no Rio de Janeiro, ao longo de 2022 e 2023.
O anúncio dos selecionados faz parte das ações comemorativas dos 20 anos do Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade para impacto social da Oi, que promove o edital desde 2003 e conta com um histórico de mais de 2.500 projetos apoiados. O programa destina recursos para financiamento total ou parcial de projetos de diversas naturezas artísticas (tais como festivais, espetáculos, exposições, performances e outras manifestações criativas) aprovados em leis estaduais e municipais de incentivo à cultura.
A novidade desta edição é que todos os projetos contemplados, de sete estados (BA, CE, DF, PA, RN, RS, RJ), ampliarão suas ações no Centro Cultural Oi Futuro além da realização em suas respectivas localidades, transformando o espaço carioca em um hub de conexões artísticas de âmbito nacional, intensificando a troca de conhecimento e ideias. Além disso, a seleção tem como objetivo reunir iniciativas que colocam a diversidade em primeiro plano, que fomentam novas cenas artísticas e que propõem experiências híbridas, imersivas e formatos inéditos de interação com o público, em função dos desafios do cenário pandêmico.
“Com o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, o instituto contribui para a inovação da produção cultural brasileira, instigando novas linguagens, tecnologias e formatos, e também aposta na democratização da cultura como instrumento de transformação social e de construção de futuros mais diversos e inclusivos”, diz Sara Crosman, presidente do Oi Futuro. “Esta edição do programa celebra o aniversário do instituto, que há duas décadas antecipa movimentos da sociedade e traduz o compromisso da Oi com questões sociais, integrando a agenda ESG (Ambiental, Social e Governança) da companhia e endereçando de forma efetiva os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU”, acrescenta.