Nestlé lança plataforma de apoio aos microempreendedores nas periferias brasileiras

A Nestlé lançou este mês uma ação de apoio ao micro empreendedorismo em parceria com três organizações não-governamentais atuantes nas periferias brasileiras. A plataforma #GenteQueFazBem reúne histórias reais das comunidades mais vulneráveis, contadas pelos próprios protagonistas, que são autônomos e donos de pequenos comércios.

O objetivo é dar visibilidade e gerar reconhecimento e renda aos exemplos de microempreendedorismo nas favelas, permitindo que exponham e valorizem o trabalho que fazem por meio das redes proprietárias de marcas da Nestlé. A ação foi desenvolvida ao lado do Content Studio da Ogilvy Brasil, núcleo da agência que é responsável pelos conteúdos digitais das marcas patrocinadoras da iniciativa: Farinha Láctea, Nescau, NaturNes, Nutren Protein, Nutren Beauty e Leite Moça.

As entidades – Das Pretas, Bloco do Beco e Instituto Afrolatina, que atuam no Espírito Santo, São Paulo e Distrito Federal, respectivamente – foram selecionadas pela representatividade nas comunidades, propósitos de atuação e relevância. São responsáveis pelo mapeamento das histórias de  acordo com os pilares definidos pela Nestlé, como bem-estar, saúde e cuidados com crianças e idosos. Cada ONG ficou responsável por gerar 10 conteúdos de histórias desses profissionais que simbolizam o microempreendedorismo.

“Conseguir ajudar os microempreendedores nesse momento, em troca de conteúdo para nossas marcas, é muito gratificante e um novo jeito de enxergar como trabalhar no digital. Aprendemos com essa ação que podemos estar muito mais próximos dos nossos consumidores utilizando a voz deles mesmos na geração de conteúdo. Isso aproxima a Nestlé ainda mais dos lares em que está presente”, diz Daniela Marques, gerente de Marketing Digital responsável pelo Content Studio na Nestlé e idealizadora da iniciativa na companhia.

As postagens começaram a ser veiculadas no Instagram e no Facebook das marcas participantes na segunda semana de maio, atingindo mais de 12 mil interações já na primeira fase. A ação continuará no mês de junho.

“A criatividade precisa estar à serviço da sua comunidade. Tudo que é realmente relevante é feito “por” e “para” as pessoas. A partir dessas premissas entendemos que esse é um projeto alinhado ao seu tempo, que estabelece troca com microempreendedores ao mesmo tempo levar conteúdo de qualidade para dentro da casa das pessoas. O resultado é um trabalho que gera valor para marca, sociedade e que engaja consumidores. Nestas primeiras semanas da ação, pudemos perceber que as marcas participantes conquistaram a admiração dos usuários, que  por meio de interações demonstraram se identificar com o propósito da Nestlé em apoio às ONG’s e aos microempreendedores”, ressalta Samantha Almeida, Head de Conteúdo da Ogilvy Brasil.

Conteúdo

Por meio dos posts, os profissionais vêm apresentando suas habilidades e mostrando o que fazem e para fortalecer suas comunidades, além de orientar sobre atividades que podem ser feitas em casa no atual momento. Farinha Láctea traz ainda vídeos lúdicos com dicas de entretenimento para toda a família, enquanto NaturNes e Nescau exploram a questão dos cuidados com os pequenos e brincadeiras. Leite Moça criou um classificado com doceiros para divulgação dos serviços, Nutren Beauty traz dicas de autocuidado e Nutren Protein abre espaço para profissionais do esporte apresentarem aulas práticas e exercícios em casa.

Jaqueline Fernandes, do Instituto Afrolatinas, ressalta a importância de apoiar a criatividade dos profissionais: “A parceria significou a possibilidade de divulgar e apoiar empreendedores criativos do Distrito Federal, em um dos momentos mais duros da história dos seus negócios”, diz.

Priscila Gama, idealizadora do coletivo Das Pretas, assinalou que “a oportunidade de mostrar que atravessar esses tempos tão difíceis pode ser feito por um caminho de transformação”. Já Antonio Erick, do Bloco do Beco, disse que a parceria é de suma importância, pois a Nestlé se mostra cada vez mais responsável com a família brasileira”.

Os conteúdos estão disponíveis nas páginas oficiais das marcas no Facebook e Instagram.