Natura Musical apresenta “Lava”, nova faixa de Liniker e os Caramelows

Ao longo de 2017, a banda Liniker e os Caramelows foi do Norte ao Sul do Brasil com o show do disco de estreia Remonta. Para ser mais preciso, foram 87 apresentações. Teve palquinho, palcão, festivais e shows intimistas, além de duas turnês pela Europa, cinco apresentações nos Estados Unidos e duas na Colômbia. No meio desse processo, surgiu ainda uma música nova, “Lava”, que toma como inspiração momentos de refúgio, de contato com a cachoeira e com o mormaço – um contraponto aos dias na estrada.

A faixa chega no dia 16 de março a todas as plataformas de streaming e marca o primeiro passo em direção ao próximo disco do grupo.

O projeto foi selecionado pelo edital Natura Musical 2017. “O Natura Musical foi criado para valorizar a diversidade da produção contemporânea e a identidade da música brasileira”, diz Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura. “Desde 2005, a plataforma já contemplou mais de 360 projetos, como os últimos discos de Johnny Hooker, Xênia França, Paulo Miklos, Elza Soares, entre outros artistas em diferentes estágios de carreira, que representam essa música brasileira pulsante, diversa e apresentam novas expressões e linguagens, assim como o novo álbum da Liniker e Os Caramelows”, complementa.

Enquanto Remonta teve uma proposta de pós-produção mais intensa, trabalhando alguns timbres e texturas, “Lava” chega com uma organicidade própria e com forte influência da música do nordeste da África e também da América Central, mas sem tirar um dos pés do Brasil. “É uma música que parte de Mulatu Astake nas linhas de sopro e traz uma percussão com influência do rum do candomblé”, comenta o baixista Rafael Barone. “Depois, caminha para uma linguagem que flerta com o reggae até cair para um dub e um refrão todo torto e desconstruído em uma linha melódica feita em consonância pelos instrumentos rítmicos e melódicos”, completa.

Gravada no Estúdio Canoa por Guilherme de Jesus, engenheiro com quem Liniker e os Caramelows tinha vontade de gravar há tempos, e com co-produção de Mauricio Fleury (Bixiga70), “Lava” tem letra assinada pela cantora e compositora Liniker Barros. “É bem diferente de tudo o que a gente já fez e surgiu em um momento de conexão comigo e com o meu corpo”, conta Liniker. E continua: “Ela nasceu em forma de poesia e, de repente, vimos que podia dar um dub super astral e pra cima”.

Ouça “Lava”: