A Natura, multinacional brasileira de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, e que se consolidou no mercado por meio da venda direta, através das consultoras da marca, inaugurou na última terça-feira (26) um novo canal de venda: a loja Natura. Localizada no Morumbi Shopping, em São Paulo, com um espaço de 68 m2 , essa é a primeira de uma rede de lojas próprias no Brasil.
A escolha do modelo da loja foi realizada com a participação dos próprios clientes, além de consultoras e colaboradores da Natura. O processo foi iniciado em novembro de 2015, com a construção de dois protótipos de loja na sede da Natura, em Cajamar (SP). A escolha foi definida a partir dos resultados de pesquisa de satisfação, e a Natura elegeu o projeto que proporcionou a melhor experiência aos visitantes.
A loja conta com 40% do portfólio da marca, com experimentação de produtos de categorias diversas em um único lugar. O espaço tem duas mesas centrais equipadas com espelhos, provadores de perfumes e pia, para que os clientes possam provar os produtos da marca à vontade.
“Nossa preocupação com o serviço ao cliente permeou todo o processo. Buscávamos um ambiente em que as pessoas se sentissem à vontade para ter contato com os produtos e vivenciar os valores da marca”, explica João Paulo Ferreira, vice-presidente comercial da Natura.
O projeto escolhido foi criado pelo escritório de arquitetura Santa Irreverência, de Niterói (RJ), e mantém o compromisso da Natura com a geração de impactos sociais e ambientais. Toda a madeira da loja é de demolição, proveniente de fachada de casas do Sul do país, a iluminação é em LED e as campanhas são apresentadas através de projeção mapeada nas paredes, com o objetivo de reduzir o uso de papel. A comunicação visual da loja ficou a cargo da agência de visual merchandising Vimer.
Além da loja física, a Natura implementou outras iniciativas como parte de sua estratégia multicanal neste ano, como a comercialização da linha Sou em farmácias e o lançamento do aplicativo para dispositivos móveis Natura Sempre Presente. Desde o fim de 2014, a companhia também mantém a plataforma de consultoria digital Rede Natura.
“As lojas físicas contribuirão para gerar experimentação e conhecimento de nossa marca, com efeito positivo para todos os canais. Alguém que comprou na loja hoje pode comprar com uma consultora em outra ocasião”, afirma Roberto Lima, presidente da Natura.