A MRM Brasil, agência do McCann WorldGroup, acaba de lançar o seu Guia do Pertencimento. Publicado na versão digital e em três idiomas, o Guia foi idealizado e desenvolvido, em 2021, pelo Comitê de Diversidade e Inclusão da agência e vinha sendo utilizado internamente entre os colaboradores. Agora ele foi tornado público para ser compartilhado com todos que tiverem interesse pelo tema, podendo ser baixado na página https://www.mrm-brasil.com/guia-do-pertencimento/
O Guia tem o objetivo de trazer informações sobre os principais grupos minoritários da atualidade. Ele chega como um elemento de afirmação dos esforços da agência no sentido de desenvolver uma cultura inclusiva e diversa. O objetivo é promover a educação, despertar e ampliar a percepção das pessoas sobre os temas relacionados a questões identitárias e fomentar o debate sobre formas de tornar a agência um ambiente cada vez mais inclusivo e acolhedor.
“Mais do que garantir a presença de profissionais diversos, percebemos que é importante garantir a qualidade da inserção de cada um deles. Ou, em outras palavras, criar uma cultura efetivamente inclusiva. Assim, começamos pelo que consideramos o básico. Em 2018, com a uma consultoria externa, criamos e estruturamos o nosso Comitê de Diversidade e Inclusão. Depois iniciamos a realização de algumas palestras de introdução a esses temas, explicação de conceitos, vieses inconscientes e estereótipos. Passamos a promover a participação e colaboração em projetos e ações sociais e o fomento à celebração de datas especiais. Com a pandemia nasceu uma newsletter interna e maior movimentação via email, plataformas digitais e eventos online. Em 2021 iniciamos palestras mais robustas e letramentos sobre diversidade e inclusão. Depois de tudo isso, consideramos que era hora de consolidar esses conhecimentos em um material de consulta simples, de leitura rápida, mas com informações relevantes”, conta Isabel Coletta, Chief Operating Officer da agência.
O Guia inclui a apresentação e explicação sobre 11 temas: Classes Sociais, Interseccionalidade, Diversidade/ inclusão, Gerações, Etarismo, Gênero e identidade, Orientação afetivo/sexual, Capacitismo, Gordofobia, Feminismo, Etnias, Refugiados, Imigrantes e Xenofobia.
“Essa é uma pauta que vem crescendo nas empresas. Candidatos perguntam nas entrevistas qual é a visão da agência sobre esses temas. Acompanhar e entender os movimentos da sociedade é fundamental para o trabalho que realizamos em nosso dia-a-dia na agência. Pretendemos que o Guia seja um material vivo. A ideia é que ele evolua de acordo com a evolução desses temas, da sociedade e da empresa”, explica Danielle Menta, analista de RH e líder do Comitê de Diversidade e Inclusão da agência.
Atualmente, a agência é composta por 60% de mulheres na direção executiva e 40% na liderança total. O censo realizado este ano na empresa mostrou que há uma participação de 20% de colaboradores LGBTQIAPN+, entre os 100 respondentes de um total de 165 colaboradores. “Como qualquer assunto que se considere prioritário, esse tema precisa de uma governança e de metas. Nosso objetivo é aumentar a representatividade de grupos minoritários na agência, seja criando um programa específico de contratação, divulgando vagas abertas em canais destinados a esses públicos ou firmando parcerias com instituições e organizações que possam ajudar nesse objetivo. Sabemos que temos um longo caminho a percorrer”, diz Fábio Souza, CEO da MRM Brasil.
Além do público interno, o Guia será divulgado nas redes sociais da agência. “Fazer com que o Guia chegue para quem se importa com esses temas é um dos nossos objetivos”, completa Danielle Menta.