Em novembro de 2013, a Ogilvy Brasil e o GRAACC (Grupo de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer) criaram uma campanha contra o câncer infantil chamada Carequinhas (Bald Cartoons). A ação abordava o preconceito que as crianças carequinhas enfrentam no seu dia a dia e mostrava a todo o país os mais conhecidos personagens infantis de desenho animado em sua versão sem cabelos. Com a repercussão positiva da ação, um novo passo foi dado: transformar o que seria apenas uma campanha em um movimento global. Para isso, cerca de 40 personagens de desenhos animados de vários países rasparam a cabeça em apoio à causa, que agora torna global. O objetivo do movimento Bald Cartoons é afastar o preconceito que ronda a doença e mostrar que criança com câncer pode e deve ser vista como qualquer outra criança.
“Queremos reduzir o preconceito que existe ao redor da doença. Não existe diferença entre uma criança com câncer e outra que não tenha a doença. As duas são crianças e têm o direito de ser feliz”, diz Roberto Fernandez, diretor-geral de criação da Ogilvy Brasil.
Em abril, Mês Internacional de Combate ao Câncer, somam-se à campanha Popeye e Olivia Palito, Snoopy, Hello Kitty, Equestria Girls, The Phanton, Mister Patato Head, Rio 2 e Garfield, entre outros.
O principal convite do movimento é um vídeo institucional que mostra a história do projeto (https://www.youtube.com/watch?v=sgCNbFMY2O8), os personagens que apoiam a ação e, o mais importante, a reação das crianças carequinhas em um dos maiores hospitais da America Latina de oncologia pediátrica, o GRAACC, assistindo aos desenhos dos personagens. Tudo isso como um convite aberto para mais estúdios, hospitais e pessoas participarem, divulgando o filme e trocando seus avatares nas redes sociais.
Para ampliar ainda mais o alcance do movimento, foi criado um site com todo o conteúdo exclusivo do projeto: www.baldcartoons.com. Filmes, vinhetas, tirinhas, desenhos, pôsteres e outros materiais estão lá, criados e postados especialmente para o Mês Internacional de Combate ao Câncer.
Com o movimento Carequinhas, a Ogilvy Brasil também quer chamar a atenção para o fato de que hoje as chances de cura do câncer infantil são de cerca de 70%, segundo o GRAACC, quando o problema é detectado precocemente e tratado de forma adequada.