Mitsubishi Motors lançou no mês de novembro ao mercado brasileiro a nova geração da Triton. A picape, que vem ainda mais moderna, tecnológica e robusta, também é ainda mais segura para seus ocupantes. No mais recente teste de segurança promovido pelo Latin NCAP, a nova Mitsubishi Triton recebeu nota máxima no teste de segurança. A nova geração da Triton é a primeira picape a atingir 5 estrelas dentro do protocolo atual de testes.
O resultado obtido com a picape produzida na Tailândia pode ser considerado também para o veículo que começa a ser fabricado no Brasil, na fábrica da HPE Automotores em Catalão (GO), uma vez que segue os mesmos padrões e níveis de segurança.
Com regras mais rígidas desde 2020, o Latin NCAP vem se aproximando muito do protocolo usado pelo Euro NCAP desde 2014. Entre as semelhanças está o sistema de concessão de notas. Desde 2020, existe apenas a classificação de 0 a 5 estrelas, mas ainda com um sistema de porcentagem que indica os resultados de cada categoria (adulto, crianças, proteção para pedestres e assistentes de condução).
Para que um veículo receba notas altas, ele deve se sair bem nas quatro categorias. A classificação máxima de 5 estrelas, a qual a nova Triton recebeu, será obtida apenas pelo veículo que alcançar de modo simultâneo as seguintes exigências: pontuação de pelo menos 75% na proteção para ocupantes adultos, pelo menos 80% na proteção para ocupantes infantis, pelo menos 50% na proteção para pedestres e pelo menos 75% no quesito tecnologias de assistência e segurança.
No caso da nova Triton, a pontuação para passageiros adultos foi de 89,89%; para crianças foi de 91,16%; para pedestres de 86,51%, e de 92,1% em sistemas de assistência à segurança. O resultado é amplamente superior ao exigido pela associação.
Completamente novo, o veículo chega em seis versões diferentes e oferece ainda mais robustez, estabilidade, segurança e conforto. Produzida na fábrica da HPE Automotores em Catalão (GO), a picape é a única de tecnologia japonesa fabricada em solo nacional, no centro de uma importante região do agronegócio brasileiro.
Completamente renovada em relação à geração anterior, a nova Triton tem um novo chassi e uma nova carroceria. Baseado no conceito Mega Chassis, o chassi da nova Triton é o mais robusto já desenvolvido em toda a história da Mitsubishi Motors. Mais leve, extremamente resistente, ele oferece 60% mais rigidez flexional e 40% mais rigidez torcional em relação à geração anterior.
A nova estrutura também é consideravelmente maior em relação à geração anterior, com 130 milímetros a mais na distância entre eixos, 20 milímetros a mais de comprimento total e 50 milímetros a mais de largura, o que oferece mais espaço para todos os ocupantes, seja nos bancos dianteiros ou traseiros.
A nova Triton estará disponível para pré-venda a partir de dezembro em todas as 128 concessionárias Mitsubishi Motors de todo o Brasil. Suas primeiras unidades devem chegar às lojas a partir do próximo mês de janeiro.