O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) convidou a cantora Deena Love a soltar a voz em um videoclipe que visa conscientizar a todos sobre a importância de se combater o preconceito e reduzir a violência gerada pela intolerância. No vídeo, a cantora rebate frases maldosas que são postadas nas redes sociais.
Com o conceito “Quem se dá bem com gente se dá bem na vida”, a campanha criada pela agência VML, voluntária da entidade desde 2014, contempla a criação da música – em parceria com a produtora S de Samba, também parceira do MP-SP -, videoclipe e estratégia de ativações nas redes sociais. Os colaboradores da agência, inclusive os criadores da campanha, também participaram como “casting”, formando todo o elenco de atores da produção.
Além do videoclipe, o MP-SP também lança a cartilha “Tolerância”, documento educativo destinado a crianças e jovens que, ao abordar a Declaração Universal dos Direitos Humanos e as leis brasileiras, apresenta as diferentes formas de intolerância – racial, religiosa, política, de gênero, sexual, esportiva, social, etária, nas redes sociais, assim como o bullying, a xenofobia e a discriminação com deficientes – e como elas devem ser combatidas. A cartilha estará no portal do Ministério Público de São Paulo, também disponível nas versões para tablet e celular. Para ver a cartilha “Tolerância”, acesse: http://bit.ly/23eyWA1
“Quem se dá bem com gente se dá bem na vida” reflete uma série de insights observados em ampla pesquisa com psicólogos, antropólogos, profissionais da educação e empresários. Entre os aprendizados estão a importância de uma educação mais aberta e o convívio com as diferenças para que sejam desenvolvidas habilidades sociais muito úteis para os indivíduos. Na primeira fase da campanha, em setembro de 2015, foram distribuídos 20 mil folhetos a alunos na rede municipal de ensino da capital. Com a nova cartilha digital, qualquer escola do Brasil poderá acessar e utilizar o documento.
Segundo o Procurador-Geral de Justiça do Estado de São Paulo, Márcio Fernando Elias Rosa, o MP-SP tem como meta se juntar à sociedade na busca de meios e formas de induzir a promoção da justiça também pela reprovação sistemática e perene de qualquer forma de intolerância. De acordo com ele, a tolerância gera pessoas melhores, profissionais melhores e, consequentemente, uma sociedade melhor. “A nossa aposta permanente é na educação, na consciência coletiva, na crença de que será respeitando as diferenças e as opções pessoais que a intolerância perderá sua força. O que deve encantar é a diferença, ela é que nos torna seres humanos semelhantes”, comenta o Procurador-Geral.
O videoclipe se desenrola sob a perspectiva de quem está navegando pelas redes sociais, e contém na própria letra da música as respostas para os comentários preconceituosos que aparecem na tela, postados por perfis anônimos, sob pseudônimos. Do Facebook ao Whatsapp, o espectador acompanha a repercussão da canção. A interpretação é da drag queen Deena Love – ou Pedro Novas da Cunha Figueiredo –, que tem carreira como cantora da noite paulistana e ficou conhecida do grande público ao participar do programa The Voice, da TV Globo. A mensagem “Quem se dá bem com a gente se dá bem na vida” fecha o filme, com a assinatura do MP-SP.
Nesta ação pro-bono, o filme será veiculado nas plataformas do MP-SP e também nos veículos de mídia parceiros que aderirem à causa. Todos trabalharam na campanha de forma voluntária.
Ficha Técnica:
Título: Tolerância
Anunciante: Ministério Público do Estado de São Paulo
Agência: VML
Direção Executiva de Criação: Jairo Anderson e Silmo Bonomi
Direção de Criação: Jairo Anderson
Redação: Guilherme Marques
Direção de Arte: Gleisson Stievano
Atendimento: Kadu Alves e Fabio Imparato
Gerente de Projeto: Joana Mendes
Produção Executiva: Rodrigo Vinhaes
Produtora de Vídeo: VML
Captação: Fernando Holschuh
Motion: Bruna Cremm
Cantora: Deena Love
Cliente: Marilia Taufic e Dr. Márcio Fernando Elias Rosa
Data de produção: Março/2016