domingo, dezembro 7, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAnunciantesMerck, SBD e ADJ lançam movimento “Antes que Vire”

Merck, SBD e ADJ lançam movimento “Antes que Vire”

Para conscientizar a população brasileira de que o pré-diabetes pode ser revertido antes de virar diabetes tipo 21*, a Merck em parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e a ADJ Diabetes Brasil lançam o movimento nacional “Antes que Vire”. O movimento tem como embaixador o medalhista olímpico César Cielo, que vai reforçar a importância da prática regular e intensa de atividades físicas e da adoção de hábitos alimentares saudáveis, para a evitar a progressão da doença*.

“Cerca de 30 milhões de brasileiros vivem com pré-diabetes, mas somente 1 em cada 9 sabe que tem a condição5. Estamos falando de uma situação séria, mas silenciosa, que afeta uma parcela muito significativa da população. Se não for identificada e tratada a tempo, estimativas mostram que 70% dos casos vão progredir para o diabetes tipo 21. Por isso, estamos investindo em prevenção, diagnóstico precoce e conscientização da população”, alerta o Prof. Dr. Ruy Lira (CRM-PE 8271), presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).

Além de mirar nos milhões de brasileiros com fatores de risco – como obesidade, histórico familiar de diabetes, hipertensão, mulheres com SOP (Síndrome do Ovário Policístico) ou que já tiveram diabetes gestacional6 –, o movimento “Antes que Vire” conta também com ações educacionais com profissionais de saúde, apostando em uma linguagem informativa, motivacional e inclusiva para engajar a população em torno de hábitos mais saudáveis.

“Nosso papel é mostrar que o pré-diabetes é um sinal de alerta que não pode ser ignorado. A informação correta pode transformar hábitos e evitar o desenvolvimento de uma doença crônica e progressiva. Queremos incentivar as pessoas a procurarem orientação médica, tratamento preventivo e apoio para mudanças no estilo de vida, antes que a condição vire diabetes tipo 2”, afirma Dra. Maria Augusta Bernardini (CRM-SP 100744), diretora médica da Merck no Brasil e América Latina.

Com ação da ADJ, haverá testagens gratuitas para o estímulo ao diagnóstico de pré-diabetes em diversas praças pelo Brasil, que serão divulgadas nos perfis da campanha. As primeiras estão agendadas para Rio de Janeiro, Brasília, Belém, São Paulo e Belo Horizonte.

“Além da avaliação de glicemia capilar, existem outros parâmetros que ajudam a identificar o risco de desenvolver diabetes, como o questionário FINDRISC, que também será realizado nas ações de testagem. De posse da informação certa, a população pode procurar acompanhamento de saúde e agir diretamente no seu autocuidado”, pontua o Dr. Ronaldo José Pineda Wieselberg (CRM-SP 192429), endocrinologista e presidente da ADJ Diabetes Brasil.

Sobre pré-diabetes

O pré-diabetes é uma condição na qual os níveis de glicose estão acima do normal, mas ainda não são altos o suficiente para caracterizar o diabetes7.

Os valores de referência dos níveis de glicose em jejum são8:

· até 99 (normal);

· entre 100 e 125 (pré-diabetes);

· 126 ou mais (diabetes).

Além da glicemia capilar, também estão envolvidos no diagnóstico os exames de hemoglobina glicada, o qual avalia a média da glicemia dos últimos três a quatro meses, e curva glicêmica.

Apesar do nome, pré-diabetes já é uma condição com danos reais e sérios ao organismo, como aumento de 15% no risco de câncer, 20% no risco cardiovascular e 67% de risco de complicações renais2-4.

A remissão do pré-diabetes é possível com mudanças no estilo de vida, mas isso depende também dos fatores de risco associados. Geralmente, o pré-diabetes é tratado com medicação oral e é fundamental o tratamento dos fatores de risco (obesidade, colesterol, hipertensão etc.)6,7 para evitar a progressão da doença ao longo de toda a vida.

A campanha “Antes que Vire” contará com projetos especiais nas redes sociais da Merck, além de episódio patrocinado em podcasts e ações regionais de testagem gratuita em cidades como Rio de Janeiro (15/08), Belém (19/09), Brasília (17/10), São Paulo (24/10) e Belo Horizonte (31/10), com apoio de profissionais de saúde. O objetivo é mostrar, na prática, como o diagnóstico é simples, rápido e transformador.

A ação vai contar com um time de influenciadores de diferentes perfis, a apresentadora Rafaella Tuma e criadores de conteúdo voltados à saúde, lifestyle, humor e alimentação.

Confira a campanha aqui: https://antesquevire.com.br/

*O pré-diabetes pode ser revertido quando as mudanças no estilo de vida forem constantes e intensivas. Outra possibilidade de reversão é através do uso de medicamentos. Para ambos os casos, um profissional de saúde deve ser consultado. 

Ficha Técnica

Agência: TRIUNFO

CCO: Michel Motta

Diretor de Criação: Tiago Moraes

Redação: Tiago Moraes e Cecília Fernandes

Direção de arte: André Silva e Ana Linard

Diretor de Contas: Daniel Beig

Atendimento: Karen Munhoz e Vanessa Ferreira

Planejamento: Kelly Frenham

Mídia: Jéssica Araújo e Ana Beltrão

Social Media: Mayara Ortiz e Yasmin Koki

Produção: Estela Milan e Rafael Araújo

Tecnologia: Samuel Valadão

Arte final: Samir Miranda

Operações: Nayara Cunha e Cintia Ruiz

Produtora de vídeo: Lokomotiv Studio

Fotografia: Studio Imagem / Touché Fotografia

Aprovadores: Diogo Barsi e Roberta Britto

Imprensa/Divulgação: Giusti

Artigos relacionados

Novidades