A Black Friday do Mercado Livre já começou. A Novembro Black trará descontos de até 70%, com ofertas em todo o sortimento de produtos disponíveis no marketplace, como eletroeletrônicos, produtos para a casa e limpeza, moda, entre outros.
Para divulgar a iniciativa, a empresa lançou uma campanha de marketing exclusiva para a temporada de compras que antecede a Black Friday, desenvolvida pela agência GUT. São quatro filmes que têm como protagonistas os percentuais de descontos que podem ser obtidos pelos consumidores em itens das mais diversas categorias oferecidas na plataforma.
A ideia é mostrar a abrangência da Black Friday do Mercado Livre, que possui descontos agressivos , destacando o grande sortimento de produtos encontrado no marketplace. O plano de mídia prevê a exibição nos filmes em TV aberta, digital, mídia exterior e canais proprietários.
“Os meses de novembro e dezembro são tradicionalmente os mais relevantes em vendas para o Mercado Livre, por conta da Black Friday e do Natal. A Black Friday de 2019 foi 23,6% superior a do ano anterior, o que revela que o consumidor está cada vez mais habituado a aproveitar a data para equipar a casa ou adquirir um objeto de desejo, como um novo celular, por exemplo. Para 2020, a expectativa é ainda maior, principalmente por conta da pandemia, que trouxe mais de 2,6 milhões novos consumidores para a nossa plataforma, somente no período de fevereiro a abril”, conta Fernando Yunes, vice-presidente sênior e líder do Mercado Livre no Brasil.
Segundo pesquisa elaborada pelo Mercado Livre, com dados do Ipsos e da Ebit Nielsen, 58% dos entrevistados declararam que comprarão na Black Friday deste ano e, 45%, são motivados pelos descontos oferecidos na data. “Vislumbrando esta oportunidade, antecipamos a Black Friday, ampliando os descontos para todo o mês de novembro. A Novembro Black vem ao encontro das aspirações deste consumidor. Além disso, 55% das pessoas que compraram na Black Friday 2019, também compraram em dezembro. Este movimento deve se repetir em 2020”, reitera Yunes.
“O consumidor que realiza compras na Black Friday, deseja encontrar um produto que encaixe não só em seu orçamento, mas também em sua rotina. É uma compra pensada, as pessoas esperam a data porque sabem que podem obter bons preços. É por isso que os descontos são atrativos, mas nem sempre se convertem na finalização de uma compra – para de fato vender, é preciso humanizar esse processo, o cliente precisa saber que pensamos em suas necessidades. Foi com essa ideia que decidimos tornar os descontos nossas estrelas dos filmes”, explica Bruno Brux, ECD da GUT, agência que assina a campanha.
Para evidenciar os descontos e o sortimento de produtos disponíveis na sua plataforma durante toda a Novembro Black, o Mercado Livre está promovendo a iniciativa “Live Shop”, que consiste em duas lives, que serão transmitidas via página do Facebook da companhia. A concepção e organização do evento conta com apoio da agência GUT.
O Mercado Livre é a primeira empresa da América Latina a utilizar a nova tecnologia do Facebook, denominada Live Shopping. A ferramenta visa engajar e envolver ainda mais a audiência, casando a alta intenção de compra – por ocasião da data – com as facilidades do e-commerce, criando um Shopping personalizado, seguro e confortável, pois o cliente poderá “visitar” diretamente da sua casa.
Durante as lives, todos os descontos apresentados terão um link direto para o site de compra, para que o consumidor encontre a oferta anunciada de forma rápida e segura.
A tecnologia, que será utilizada de maneira inédita pelo Mercado Livre, vem para transformar a jornada de compra de forma única e eficiente. Com links diretos para as ofertas, a experiência do consumidor será facilitada, pois todos os anúncios citados estarão a um click.
Veja: