O time está formado! Entram em campo Avon, Banco BMG, Burger King, Consul, ESPN, GOL, Halls, LAY’S, Puma e Vivo que juntos com Guaraná Antarctica formam a seleção de marcas que irá apoiar o futebol feminino. Além do incentivo ao crescimento da modalidade, as marcas terão seus logos impressos em mais de 30 milhões de latinhas de Guaraná que irão circular em todo o país a partir de 2021.
O resultado dessa iniciativa irá colaborar diretamente na formação do esporte feminino com o projeto Em Campo. Criado em 2016, oferece treinos de futebol e já atendeu mais de 200 atletas, sendo que 40 delas foram selecionadas para jogar em equipes profissionais. “Com o apoio, iremos ampliando a estrutura física, expandindo a equipe profissional, fortalecendo a metodologia e aumentando a capacidade do projeto para atender mais atletas”, explica Sandra Santos, Coordenadora e Coach Esportiva do Em Campo.
“Mais de 100 marcas preencheram o nosso questionário com o interesse de aderir ao projeto, um resultado incrível. Estamos felizes por chamar a atenção de tantas empresas para o esporte feminino e trazer novas perspectivas para as atletas”, explica Julia Chieppe, marketing de Guaraná Antarctica. “Sabemos da importância da modalidade no País e de como o esporte pode ser transformador. Essa é uma história que começamos a construir lá trás, mas que ainda tem um logo caminho para percorrer”, conclui Julia.
“Nós da Avon temos um compromisso de promover o protagonismo das mulheres, que significa amplificar o poder de escolha e oportunidade de crescimento de cada uma, para que elas possam estar onde quiserem, inclusive no futebol. Tendo em vista o nosso histórico de apoio ao esporte feminino, faz todo sentido nos aliarmos a essa iniciativa, reafirmando nossa missão de apoiar cada mulher para impulsionar conquistas que sejam coletivas.”, diz Viviane Pepe, diretora de comunicação da Avon
Segundo Ana Karina Bortoni Dias, CEO do BMG, apoiar e incentivar o futebol feminino é um grande passo na luta a favor da equidade de gênero no esporte. “A parceria com Guaraná Antárctica vem pra coroar todo o trabalho que já temos feito em apoiar mulheres talentosas”, explica Ana.
“Nosso objetivo nessa parceria é aumentar a visibilidade das mulheres no futebol, mais que incentivo, a representatividade também é essencial: quanto mais mulheres profissionais, mais meninas verão que o esporte é um caminho possível”, afirma Thais Souza Nicolau, diretora de marca do Burger King no Brasil.
“A Consul acredita na força das mulheres e que quando se investe em uma mulher, ela investe em outra, que investe em outra, gerando uma corrente positiva de empoderamento feminino. O futebol tem um papel muito importante no Brasil e investir em mulheres no futebol é um grande passo para uma sociedade mais diversa e justa”, explica Allyne Magnoli, Diretora de Marketing da Consul.
“É motivo de muito orgulho para a ESPN fazer parte de mais uma iniciativa de incentivo ao futebol feminino. Temos transmitido cada vez mais campeonatos femininos e acreditamos que este tipo de projeto é fundamental para ampliar o número de mulheres que praticam e consomem esporte no Brasil”, destaca Claudia Neufeld, Vice-Presidente de Marketing da Disney, marca detentora da ESPN.
“A GOL se orgulha de “Ser a Primeira Para Todos” e, justamente por isso, de apoiar um projeto tão importante como o Em Campo. É uma forma de a Companhia contribuir para o fortalecimento do futebol feminino no Brasil”, diz Loraine Ricino, diretora de Marketing, Comunicação Externa, Canais Digitais e Sustentabilidade da GOL.
Segundo Anna Carolina Teixeira, Diretora de Balas e Gomas da Mondelēz Brasil, Halls está de olho em ações que respeitam e valorizam atletas, em especial o futebol feminino. “Considero o esporte um meio de transformação social, especialmente para meninas e mulheres. A modalidade também tem total sinergia com Halls, que fala sobre superar desafios. Entrar nesse universo é mais uma forma de traduzir genuinamente o nosso posicionamento de Respirar Fundo para superar os obstáculos do dia a dia”, conclui Anna.
“Essa parceria fortalece o compromisso de LAY’S com a busca pela igualdade de gênero, dentro e fora dos campos. Já possuímos um histórico de apoio ao futebol feminino, sendo inclusive patrocinadores da UEFA Women’s Champions League, mas sabemos da longa jornada pela frente. São iniciativas como essa que dão visibilidade para as mulheres na modalidade”, conta Cintia Spielmann, gerente de Marketing da PepsiCo no Brasil.
“A PUMA trabalha por uma mudança estrutural nas bases do futebol feminino, o que significa que mais meninas e mulheres tenham acesso ao esporte desde cedo e que haja uma valorização da modalidade por toda sociedade brasileira. É por isso que estamos felizes em participar da ação junto a Guaraná Antártica e tantas outras marcas importantes do cenário nacional e plantar mais essa sementinha pelo futuro da modalidade”, Rubia Dalla Pria, coordenadora de projetos femininos na PUMA Brasil.
“Nós temos muito orgulho em patrocinar a Seleção Brasileira de Futebol Feminino, Masculino e categorias de base desde 2005. O futebol é o esporte mais democrático e presente no cotidiano dos brasileiros. Somos uma marca que acredita na diversidade e ações como essa são essenciais para dar visibilidade ao esporte feminino.”, diz Marina Daineze, diretora de Imagem e comunicação da Vivo
A campanha tem assinatura da agência SOKO. “Mais de 100 marcas nos procuraram e boa parte desse resultado deve-se à estratégia de Dark Social que costuramos por trás da campanha. Conseguimos que fãs de futebol se unissem para transformar esse esporte e convocassem empresas e amigos a Apoiarem o Fut Feminino”, diz Isabela Marangoni, da SOKO.
Como apoiadora do esporte e patrocinadora da seleção feminina há 19 anos, Guaraná Antarctica tem feito várias ações para incentivar outras empresas a apoiarem a modalidade. Recentemente utilizou o seu espaço publicitário e instalou placas no gramado do Brasileirão Feminino A1 para chamar atenção para a causa e mostrar que o futebol feminino vai muito além das competições mundiais. Essa é mais uma iniciativa que dá continuidade ao compromisso com o esporte, que teve como marco o movimento Futebol Feminino é Coisa Nossa, durante a Copa do Mundo Feminina de 2019.