Mais de dois milhões de pessoas se engajaram na campanha realizada pelas marcas do Grupo Boticário para alertar para o risco de desaparecimento das florestas brasileiras. Realizada na última sexta-feira (17), data em que se comemora o Dia de Proteção às Florestas, a iniciativa reuniu as sete marcas do Grupo Boticário – O Boticário, Eudora, Vult; quem disse, Berenice?, Beauty Box, Eume e Beleza na Web –, bem como o Grupo, o Instituto Grupo Boticário e a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.
“Foi um grande desafio unir algumas das maiores audiências de marca do Brasil no Instagram para impactar e alertar seus seguidores sobre a importância de proteger essas áreas e têm no desmatamento a sua maior ameaça”, avalia a coordenadora de comunicação da Fundação Grupo Boticário, Melissa Barbosa. “Contamos ainda com a mobilização espontânea das marcas em outros países como Portugal, Colômbia e Bolívia. Isso demonstra o engajamento da sociedade com a temática de proteção à natureza e bem estar”.
Durante a campanha, as marcas do grupo ficaram “invisíveis” no Instagram, com seus posts apagados. Os seguidores eram direcionados para o perfil da Fundação Grupo Boticário, onde encontravam mais informações sobre os biomas nacionais, a relevância do trabalho conduzido há 30 anos pela instituição, assim como cards e filme compartilháveis em comemoração à data. Em apenas um dia, a rede da Fundação registrou quase 70 mil interações e conquistou mais de 3.600 novos seguidores.
A Fundação Grupo Boticário atua para proteger a natureza brasileira e para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e em políticas públicas. Apoia ações que aproximem diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. A Fundação protege ainda duas áreas de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera.
A campanha do Dia de Proteção às Florestas foi assinada pela agência W3Haus, responsável pelos canais digitais da Fundação.