Lina Pereira – ou Linn da Quebrada, como é mais conhecida – está de casa nova. A cantora, atriz e compositora é a nova Consultora de Diversidade e Inclusão (D&I) da Ambev e chega para apoiar a companhia na ampliação de práticas de inclusão e visibilidade de pessoas LGBTQIAP+, especialmente da comunidade de pessoas trans e travestis.
Com uma agenda cheia para os próximos 12 meses, Lina terá um papel fundamental na área de D&I, atuando em decisões sobre projetos internos e externos da Ambev e participando de encontros com os cerca de 130 colaboradores trans da cia para identificar suas principais dores, experiências e conquistas, além da integração com todos os demais profissionais e parceiros da Ambev para discutir práticas de representatividade e inclusão.
A proposta é que Lina tenha total abertura para a construção de caminhos e iniciativas que levem a uma atuação mais inclusiva para a comunidade trans e travesti na sociedade. E ela também será uma das embaixadoras do LAGER, grupo de afinidade que discute e implementa ações voltadas para o público LGBTQIAP+, no qual terá um olhar direcionado especificamente para a luta por mais inclusão, visibilidade e oportunidade para pessoas trans.
“Essa é uma dádiva, mas também uma grande responsabilidade de pensar ações que de fato permitam que estejamos vivas e atuantes em nosso momento presente. Isso muda não o futuro, mas o aqui e agora, o presente. Estou muito feliz, muito honrada e quero conseguir ocupar esse cargo dentro da companhia da melhor maneira possível e poder mostrar não apenas nossas cicatrizes, mas o quanto somos excelentes enquanto profissionais. E que o mínimo que é preciso é que haja uma oportunidade para que a gente possa mostrar muito mais e possa ser muito mais”, comenta Lina.
A iniciativa faz parte de um projeto a longo prazo, que intensifica a conversa da companhia com a comunidade LGBTQIA+, além da construção de um ambiente cada vez mais inclusivo dentro da companhia e com seus parceiros.
Não é de hoje que a Ambev reforça seu apoio e respeito à causa LGBTQIA+. Desde 2016, a companhia firmou um compromisso público com o respeito à diversidade e, desde então, tem realizado uma série de ações que vão desde apoio ao público interno e criação de diretrizes para eliminar o preconceito ou sexismo de suas marcas, até o apoio das normas de conduta da ONU para empresas que suportam direitos LGBTQIA+.
Recentemente, a Ambev anunciou que está fazendo, de forma gratuita e com todo suporte burocrático necessário, a retificação civil dos nomes de todos os colaboradores trans/travestis que desejarem. O projeto foi batizado de “Me chame pelo meu nome (e pronome também!). Além disso, a companhia também doou um valor proporcional para a Casa Neon Cunha, ONG que apoia pessoas LGBTQIAP+ em situações de vulnerabilidade, para que outras pessoas trans possam realizar este sonho.
Outras ações de apoio a comunidade trans estão sendo implementadas pelo ecossistema Ambev, como o TForma, curso que vai formar pessoas trans para trabalhar no mercado de serviço de bares, a segunda edição do projeto Brewing Love Project que vai dedicar os recursos da venda de um rótulo especial para mentoria a empreendedores TRANS e TRAVESTIS, além do apoio a edição deste ano da Feira de Empregabilidade de Pessoas Trans, e da Marcha Trans, esta última junto com sua marca BEATS.