Com o objetivo de alertar sobre os cuidados com a segurança nas praias, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, por intermédio do Grupamento de Bombeiros Marítimo, em parceria com a Editora Mauricio de Sousa, distribui a revista em quadrinhos Turma da Mônica, com dicas de segurança aos banhistas que frequentam as praias do Litoral Paulista. O gibi será, nesta Operação Praia Segura 2015/16, um dos reforços mais importantes na prevenção a afogamentos neste verão.
Serão um milhão e quinhentas mil unidades da revista Turma da Mônica em: “Salvando Vidas”, que conta a história da ida dos personagens da Turma da Mônica à praia. Lá, conhecem o guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Paulo, que explica diversas dicas de segurança, muito importantes para os banhistas que visitam as praias, como a utilização da pulseira de identificação de crianças, quais são os locais de banho seguros, atenção às placas de sinalização de perigo no mar, o que é e quais são os riscos de uma corrente de retorno, tratamento de queimadura por água-viva, como agir em tempestades com raios, o uso do protetor solar, os perigos das rochas e de se entrar no mar após a ingestão de bebidas alcoólicas. A revista aborda também o assunto meio ambiente, ao explicar sobre os riscos causados pelo lixo deixado nas praias.
A distribuição de exemplares será feita em locais como pedágios das rodovias de acesso às praias e filas de balsa. O projeto continuará durante todo o ano de 2016, com a distribuição sendo realizada pelo Corpo de Bombeiros através do Projeto Bombeiro Educador nas escolas públicas do Estado de São Paulo.
Para o Comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimo, Tenente Coronel PM Carlos Eduardo Smicelato, a revista é fundamental para criar, nas crianças, os conceitos necessários para que tenham comportamentos seguros quando estiverem nas praias, evitando assim acidentes.
Já para Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, “a turminha veio dar dicas para que as crianças tenham férias mais divertidas, evitando alguns problemas comuns que costumam ocorrer nessas ocasiões. E também, para alertarem aos próprios pais”.