Durante os meses de agosto e setembro, período dos Jogos Olímpicos, a LATAM Airlines Brasil vai divulgar aos passageiros que voarem com companhia o novo filme da campanha “It´s a Penalty”, de proteção à infância e à adolescência, realizada pela organização britânica Happy Child International Foundation. A companhia será a única empresa aérea brasileira a exibir o vídeo. A iniciativa está alinhada com a estratégia de responsabilidade social da LATAM Airlines Brasil, que desde 2009 apoia projetos de proteção à infância.
No filme, de 30 segundos, Usain Bolt e outras estrelas do esporte internacional divulgam uma mensagem de sensibilização e incentivam todos a denunciar qualquer suspeita de abuso e informar sobre a violência contra crianças e adolescentes, por meio do Disque 100, serviço de utilidade pública do Ministério da Justiça e Cidadania. O filme também incentiva o uso do aplicativo Proteja Brasil, que orienta como realizar denúncias e é uma iniciativa do governo brasileiro em parceria com o Unicef, Fundo das Nações Unidas para a Infância.
O jogador de futebol brasileiro David Luiz também participa do filme, ao lado do ex-atacante inglês Gary Lineker; do ex-capitão da união de rúgbi sul africana François Pienaar; da ex-atleta britânica, campeã olímpica de heptlato em Sidney Denise Lewis OBE; e da ex-atleta paralímpica britânica, corredora em cadeira de rodas, Tanni Grey-Thompson.
O vídeo também será exibido na programação a bordo de outras oito companhias aéreas internacionais. A campanha será divulgada em hotéis no Rio de Janeiro e São Paulo. O potencial total de alcance é de 30 milhões de pessoas em todo o mundo.
A ONG Happy Child International Foundation trabalha em colaboração com o governo federal (Ministério da Justiça) para promover a proteção à infância. A iniciativa é o resultado de 23 anos de trabalho da organização para o resgate de crianças e adolescentes em situação de risco e abandono no Brasil e Angola. A campanha “It´s a Penalty” também tem o apoio do governo britânico, do Unicef, da organização social ChildFund Brasil e das organizações A21, FNP, Agência Nacional de Crimes do Reino Unido, e de outras instituições internacionais.