O Tennessee Calling, campeonato da Jack Daniel’s voltado à coquetelaria, anunciou o batender vencedor de sua segunda edição no Brasil – Raul Dias, do Tulum Bar, desenvolveu o drink Patsy Cocktail à base de Jack Old No.7.
A última etapa ocorreu ontem, em São Paulo, e contou com a participação de jornalistas, influenciadores, profissionais da coquetelaria e jurados como Andre Clemente, diretor de arte da revista Prazeres da Mesa e apreciador de cervejas drinques, com anos de experiência na editoria de bebidas, Adriana Pino, eleita em 2018 a melhor bartender do país no World Class Competition, Jéssica Sanchez, eleita em 2018 melhor bartender do ano pela Veja Comer & Beber e Prazeres da Mesa, Marquinhos Felix, Bead Bartender do grupo DRK e responsável pelo balcão do bar Fortunato, Mauricio Porto, idealizador do blog ‘O Cão Engarrafado’ e expert em degustações e harmonizações de whiskeys, e Gilberto Almendola, responsável pelo Balcão do Giba, do Paladar – Estadão.
O campeonato foi dividido em três fases: na primeira etapa, os 80 bartenders convidados postaram seus coquetéis nas redes sociais e foram avaliados por um júri especializado, baseado nos critérios de apresentação visual, criatividade e receita (composição dos ingredientes). Depois, 25 participantes foram selecionados para a segunda etapa e dois jurados passaram pelos bares dos selecionados provando e avaliando os drinks autorais. Na terceira e última fase do campeonato, que aconteceu ontem, os oito participantes finalistas – seis brasileiros e os campeões da etapa Paraguai e Uruguai – apresentaram o seus coqueteis, tendo 10 minutos para o mis-en-place e sete minutos para a produção e a apresentação. Os dois candidatos selecionados disputaram na mesma noite a final do Tennessee Calling 2019.
Aspectos como visual do drink, discurso e apresentação do bartender, sabor e harmonização dos insumos foram alguns dos pontos avaliados pelos jurados em todas as etapas.
Raul Dias, vencedor do campeonato, vai conhecer de perto os processos de produção do autêntico Tennessee Whiskey, na destilaria de Jack Daniel’s, em Lynchburg, Tennessee.